14.9 C
Curitiba
quinta-feira, 18 abril 2024

Iconografia religiosa é tema da visita guiada ao Cemitério Municipal

Na manhã de sábado (9/9), o Cemitério Municipal São Francisco de Paula vai receber mais uma edição temática da visita guiada com a pesquisadora Clarissa Grassi. O passeio, que abordará a iconografia religiosa, será em comemoração ao aniversário da padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, celebrado no dia 8.

Durante a atividade os participantes vão conhecer diferentes representações religiosas e seus significados em esculturas de mármore e bronze produzidas entre os séculos 19 e 20. Além das diferentes representações de Maria, como as variações de Pietà, Nossa Senhora das Dores, Conceição, Aparecida, entre outras, os participantes poderão conhecer mais da iconografia presente em anjos e santos que adornam túmulos.

Interessados no passeio devem se inscrever via e-mail, encaminhando nome completo e número de RG para visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br. A atividade é gratuita e o número de vagas é limitado.

História

Primeiro cemitério de Curitiba, o São Francisco de Paula foi inaugurado em dezembro de 1854. Entre seus 51.414 metros quadrados repousam mais de 80 mil sepultados.

Personalidades como Barão do Serro Azul, Maria Bueno e Helena Kolody dividem espaço com políticos, empresários, artistas e anônimos entre construções que apresentam diferentes visões de morte.

Mesclando informações sobre arquitetura, geologia, história e arte e a trajetória das pessoas ali sepultadas, as visitas guiadas têm como objetivo desmistificar o cemitério e mostrar seu potencial como patrimônio cultural da cidade.

 

Serviço: visita ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula – Iconografia Religiosa

Data e horário: sábado (9/9), das 9h às 12h

Inscrições pelo e-mail: visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br, apresentando nome completo e número de RG.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS