A importância da RPG@ nas dores articulares

Dores articulares, aquelas que acometem os quadris, joelhos, coluna ombros, mãos, enfim as nossas articulações, e principalmente, quando realizamos movimentos.

Como é sofrido sentir dor, acordar com dores, o dia parece que já começa meio cinza, e você, sem disposição. É necessário procurar alivio desses sintomas, e você não pode ficar refém de medicamentos a vida toda, precisa encontrar uma solução saudável.

Devido a atividades repetitivas, má posturas, debilidades musculares, nosso corpo vai tendo seus músculos cada vez mais encurtados e enfraquecidos, com o tempo, isso acaba levando a compressões articulares, diminuição da flexibilidade, da força, e consequentemente, ao aparecimento de dores.

E é de encontro a essa necessidade, de um tratamento natural, com respaldo científico, tendo seus resultados comprovados por pesquisas, em mais de 10 países, que vem a Reeducação Postural Global (RPG), método de tratamento criado na Europa, pelo francês Philippe E. Souchard, que auxilia o corpo a recuperar suas funções físicas, com resultados surpreendentes.

O corpo é um organismo vivo, onde tudo funciona em conjunto e interligado, por isso o tratamento precisa de um olhar cuidadoso, onde seja dado atenção ao paciente, como um ser único, onde além dos sintomas físicos, seja observado também a história dos seus traumas, pois eles também deixam sequelas físicas, além de emocionais.

O primeiro passo para o tratamento com a RPG, é uma consulta minuciosa, onde o paciente é ouvido, com tempo, com atenção, depois se faz a verificação dos exames, se ele possuir, como RX, e após, vamos ao exame físico, aos locais das dores, das articulações problemáticas, a avaliação dos movimentos, e como estes estão interferindo no bem-estar do paciente.

Na sua 1ª sessão de tratamento, ele recebe uma orientação postural, para se cuidar no trabalho e em casa.

A RPG, tem um diferencial importante, como cada ser é único, o tratamento também deve ser, as sessões são individuais, em geral uma vez por semana, onde o foco é eliminar as dores, trazendo de volta a flexibilidade perdida, melhorando os alongamentos, a força, a postura, diminuindo o estresse articular, descomprimindo os pontos de maior dificuldade, e dessa forma, com o tratamento, recuperando o tônus e a saúde das articulações, devolvendo qualidade de vida e bem estar ao paciente.

Especialista em Coluna Vertebral, Traumato Ortopedia Funcional, RPG e Terapia Crânio Sacral. Pós-graduada na Inglaterra. Atende na FISIOCENTER. Av. Silva Jardim, 266 – Rebouças