23 C
Curitiba
segunda-feira, 18 março 2024

Inscrições para o Sisu começam em 12 de junho

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificado, o Sisu, poderão ser feitas do dia 12 ao dia 15 de junho. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o programa vai ofertar mais de 57 mil vagas em 68 instituições públicas de ensino superior.

Ao ingressar no sistema, o candidato deverá escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso entre as vagas ofertadas. Segundo o coordenador geral de programas de educação superior do MEC, Fernando Bueno, isso trará maior mobilidade ao estudante, já que o processo de inscrição é feito exclusivamente pela internet.

“Ele foi criado com a intenção, na verdade, de universalizar o acesso aos estudantes. Dar a oportunidade para o estudante fazer a inscrição em mais de uma instituição, propiciando uma maior mobilidade dele. Tem a questão também financeira. Antigamente, o estudante tinha que fazer mais de um vestibular, tinha que se deslocar, às vezes, de estado. Hoje em dia, não. Através do Sisu, ele consegue, de onde ele estiver, com um computador e internet, acessar o site e fazer a sua inscrição.”

Poderão concorrer às vagas quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e quem teve nota acima de zero em redação. As vagas vão ser ofertadas em oito instituições públicas estaduais, uma faculdade pública municipal e 59 instituições públicas federais, com dois centros de educação tecnológica, 27 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e 30 universidades.

O resultado da chamada regular está previsto para o dia 18 de junho. Já o período de matrícula vai de 22 a 28 de junho e o prazo para participar da lista de espera é de 22 a 27 de junho.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 114 | JANEIRO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS