Inverno e Medicina Chinesa – Dicas de Saúde e Equilíbrio

É Inverno! Um bom momento para se interiorizar, aprender finalmente a descansar, diminuir o ritmo respeitando o ritmo desta estação, que escurece mais cedo e amanhece mais tarde, tudo contribuindo para preservação e descanso.

A Medicina Chinesa sabe que cada estação do ano tem profunda influência sobre nosso metabolismo, emoções e forma de pensar. Conhece os ciclos naturais, sua influência em nosso organismo e oferece os cuidados específicos que nosso corpo precisa para passar por essas mudanças com saúde. 

Quanto mais saudável seu corpo estiver, mais condições ele tem de passar por todas as estações com equilíbrio e aproveitando o melhor de cada uma.

O inverno está relacionado com a energia vital dos rins e bexiga. Quando há equilíbrio e essa energia está bem nutrida há força interior, confiança, determinação, força de vontade, confiança na vida e em si mesmo.

Quando a energia dos rins e bexiga é prejudicada pode gerar problemas nestes órgãos, em ossos, audição e emoções como medo, perda de vontade de viver e insegurança. O frio pode causar mais dores no corpo, crises alérgicas como rinite e sinusite, cólicas menstruais, baixa libido e infertilidade.

Por isso as Artes Terapêuticas de Cura como a Acupuntura e principalmente a Moxabustão são indicadas e tratam todos esses desequilíbrios.

Dicas:

“É preciso aquecer para manter a energia vital e a vida fluindo.”

Manter-se aquecido e protegido. Evitar exposição ao frio, principalmente se o corpo estiver quente. Evitar pisar no chão frio descalço.

Fazer escalda pés antes de dormir, pois garante um sono mais tranquilo e não deve ter contato com friagem após essa prática.

Consumir alimentos e bebidas quentes, sopas, feijões, sementes, castanhas, raízes e algas.

Evitar alimentos frio e crus (se consumir, tomar chá quente). Evitar leite, farinha branca e açúcar branco, pois estagnam a energia.

Se pegar resfriado coma alimentos picantes que ajudam expulsar essa invasão de frio.

É natural ter mais sono e dormir mais. Tempo bom para se interiorizar e contemplar, ler tomando chá quentinho, assistir séries e filmes, chamar os amigos para um jogo de tabuleiro, práticas de baixo impacto e que estimulem a concentração, trabalhos manuais, desenhar, pintar, escrever, iniciar um diário e começar a meditar!

 É um período para armazenar e consolidar a energia que será necessária e utilizada plenamente na explosão de vida na primavera e no verão.

Terapeuta acupunturista e proprietária da Estação de Arte e Cura Sereni Gayatri, com o propósito de amparar sua jornada e elevar a consciência.