24.6 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Jogos Escolares da Juventude batem recorde de inscrições

Curitiba vai receber, de 12 a 21 de setembro, o maior evento esportivo escolar da América do Sul, os Jogos Escolares da Juventude, etapa de 12 a 14 anos. Neste ano, a competição bateu recorde de inscrições e contará com 4.069 atletas, 525 técnicos e 169 dirigentes de 1.396 escolas públicas e privadas de todo o País.

“Além de ser um dos principais celeiros do esporte brasileiro e disseminar a prática de atividades saudáveis, os Jogos Escolares da Juventude irão fortalecer a economia e turismo da cidade, mostrando o potencial de Curitiba em receber grandes eventos”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

A estimativa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) é que aproximadamente R$ 7 milhões sejam investidos em Curitiba em serviços, hospedagem, transporte e alimentação. A confirmação oficial da realização do evento aconteceu em maio, quando foi assinado o convênio entre o COB, Governo do Estado e Prefeitura.

O gerente-geral de Juventude do COB, Edgar Hubner, destacou que Curitiba foi escolhida por ter uma estrutura que atende o caderno de encargos da competição, que inclui rede hoteleira, transporte, instalações esportivas e não esportivas, aeroporto adequado e, especialmente, vontade política para a realização do evento. 

Competições

Participarão dos Jogos Escolares delegações dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Por sediar o evento, Curitiba contará com uma delegação própria formada por 181 atletas, que competirão em oito modalidades individuais e quatro coletivas.

Esta será a segunda vez que a capital paranaense receberá o evento, sendo que a primeira vez aconteceu em 2011, com a etapa para atletas de 15 a 17 anos.

A abertura dos Jogos acontecerá no dia 12 de setembro, às 18h, no ginásio do Círculo Militar, e contará com a presença de grandes nomes do esporte brasileiro, como o campeão olímpico de vôlei de praia Emanuel Rego; a campeã mundial de salto com vara Fabiana Murer; o medalhista olímpico de judô Thiago Camilo.

As competições serão realizadas em diversas praças e ginásios esportivos da cidade e contarão com 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, xadrez. 

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS