14.7 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Jogos Parapan-Americanos de Jovens começam nesta segunda (20)

A quarta edição dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens começa nesta segunda-feira (20) em São Paulo. A competição, que termina no próximo sábado (25), contará com a participação de cerca de 800 atletas, de 20 países, com idade entre 13 e 21 anos. A entrada nos jogos é gratuita, mas sujeita à lotação do local de competição.

“Este evento tem se tornado um dos principais do calendário”, disse o diretor do comitê organizador, Edilson Alves. “Nas duas últimas edições, o Brasil chegou em primeiro lugar no quadro de medalhas. É uma competição que ficamos muito satisfeitos de realizar porque talentos estão sendo mostrados pela primeira vez”, ressaltou.

O evento ocorre no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, inaugurado em maio do ano passado e localizado na Rodovia dos Imigrantes. Os atletas vão competir em 12 modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, halterofilismo, vôlei sentado, natação, tênis de mesa, basquete em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas. A mascote dos jogos é Mona, uma macaca bugio, espécie encontrada em reservas de Mata Atlântica.

Segundo Edilson Alves, nesta edição, a intenção é fazer com que a delegação brasileira continue entre as melhores do mundo. “A Colômbia cresceu muito, a Argentina, o México. E isso ajuda muito a região a se desenvolver. Mas estamos bastante confiantes em que o Brasil vai manter a primeira colocação no quadro, assim como fez nas duas últimas edições”, afirmou.

A primeira competição está marcada para às 9h30, desta segunda-feira (20), com a disputa das seleções da Argentina e da Venezuela no futebol de 7 (para atletas com paralisia cerebral).

O Brasil estreia às 11h45, contra a Colômbia, na mesma modalidade. A cerimônia oficial de abertura ocorre às 18h, no Pavilhão Oeste do Anhembi, com a participação dos atletas Verônica Hipólito (atletismo), Alana Maldonado (judô), Yohansson Nascimento (atletismo), Daniel Dias (natação), Bruna Alexandre (tênis de mesa) e Evani Calado (bocha), todos medalhistas nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

“Vai ser uma grande festa. Estamos preparando uma surpresa para os atletas. Estamos trabalhando para que eles se sintam à vontade e tenham uma festa à altura”, disse Alves.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS