Judô brasileiro conquista seis medalhas na Universíade

Judô brasileiro conquista seis medalhas na Universíade

O judô brasileiro já conquistou seis medalhas na Universíade, em Taiwan. Nessa quarta-feira (23), a atleta Gabriela Chibana faturou uma prata na categoria Open do Judô e Ruan Isquierdo levou o bronze na disputa por medalha da categoria Open, completando o saldo.

Gabriela teve bons desempenhos em todas as lutas e só foi vencida ao tentar o ouro, quando perdeu para a japonesa Mai Umekita por imobilização no tempo extra.

“Hoje fiz quatro lutas e fui numa crescente, melhorando a cada uma. Queria ser campeã. Meu objetivo e meus treinos eram para isso. Valeu a pena para rever meus erros e buscar melhorar para ser campeã na próxima Universíade”, disse a atleta.

Ruan Isquierdo venceu o croata Marko Kumric por ippon, depois de imobilização. “Estou feliz, pois no primeiro dia não consegui medalha, e hoje tive a oportunidade de lutar novamente e conquistar uma para o Brasil. Saio muito feliz”, declarou Isquierdo. O ouro ficou com o japonês Hyoga Ota, que superou na final Juhan Mettis, da Estônia, por ippon.

Antes disso, Bárbara Timo, categoria até 70kg, derrotou a japonesa Saki Niizoe e conseguiu a medalha de ouro após uma maratona de oito minutos e 36 segundos.

Na categoria até 81kg, Vinicius Panini faturou o bronze, a primeira medalha do Brasil na Universíade. Ele estreou com ippon sobre Dorin Gotonoaga, da Moldávia. Em seguida, superou Adlet Missin, do Cazaquistão, com um wazari, e perdeu para o russo Alan Nappinagov, com dois wazaris. Na repescagem, voltou a enfrentar Dorin Gotonoaga na disputa do bronze. A luta acabou com novo ippon do brasileiro.

Nesta terça-feira (22), Eleudis Valentin ficou com a medalha de prata ao ser derrotada pela japonesa Rina Tatsukawa, na final da categoria até 52kg da Universíade de Taipei. Minutos depois, Tamires Crude venceu a italiana Anna Righetti e garantiu o bronze na categoria até 57kg.