25.5 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Judoca Rafaela Silva ganha Prêmio Brasil Olímpico

A  judoca Rafaela Silva, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016, foi eleita a melhor atleta de 2016, na categoria feminino, recebendo o Prêmio Brasil Olímpico. A judoca também foi eleita a Atleta da Torcida, em escolha popular.

“Gostaria que esse prêmio inspirasse mais meninas e meninos. Em uma Olimpíada, eu era a favorita e saí sem medalha. Na outra, ninguém acreditava em mim e venci. Acreditem no sonho de vocês”, afirmou a judoca em vídeo exibido durante a premiação. Rafaela não esteve presente à cerimônia porque está na Geórgia para a disputa do Grand Prix de Tbilisi.

O Prêmio Brasil Olímpico é um evento do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) que escolhe os melhores atletas do Brasil nas modalidades olímpicas e paralímpicas. Os internautas também podem eleger por votação popular o melhor atleta do ano, homenageado com o prêmio Atleta da Torcida.

Em sua 18ª edição, o Prêmio é considerado o Oscar do esporte brasileiro. A cerimônia de premiação, realizada na noite da última quarta-feira (29), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, consagrou, além da sargento Rafaela, o medalhista olímpico da canoagem, Isaquias Queiroz, na categoria melhor atleta masculino.

Atletas Militares

Na categoria melhor atleta feminino, Rafaela disputou o Prêmio com outras medalhistas olímpicas que integram o Programa Atletas de Alto Rendimento do Ministério da Defesa. A sargento do Exército Poliana Okimoto, medalha de bronze na maratona aquática, e a dupla de sargentos da Marinha, ouro na vela, Martine Grael e Kahena kunze.

Dos 43 homenageados com o troféu de melhor atleta por modalidade do Prêmio Brasil Olímpico, 17 são militares. A lista inclui nomes como Thiago Braz (atletismo), Robson Conceição (boxe), Yane Marques (pentatlo moderno), Etiene Medeiros (natação), Maicon Andrade (taekwondo), Felipe Wu (tiro esportivo) e Alisson Cerutti e Bruno Schmidt (vôlei de praia).

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS