Lesões nos Joelhos

Os joelhos são uma das principais regiões do corpo, a sofrer lesões, principalmente traumatismos, decorrentes dos esportes e atividades físicas. O principal fator responsável, é o grande número de atividades esportivas e o desgaste natural da articulação.

É no futebol, devido ao grande número de praticantes, onde surgem a maioria das lesões, como: rompimento de ligamentos, meniscos e traumatismos de partes moles em geral
Além do futebol, todos os esportes que exijam movimentos dos joelhos, esforços físicos dessa região, podem levar a lesões, como vôlei, karatê, corrida, e exercícios de academia, quando mau orientados, principalmente em aparelhos do tipo step e spinnig.

Segundo a fisioterapeuta Kátia Overcenko, da Fisiocenter, estas lesões ocorrem devido ao fato do joelho ser exposto a uma grande carga durante os movimentos esportivos, mesmo a pessoa tendo uma musculatura bem fortalecida e estando adequadamente aquecida para iniciar os esportes, a probabilidade de ocorrer uma lesão, não se extingue por completo. E este risco aumenta bastante, quando a musculatura é fraca, típico de pessoas que não se exercitam regularmente.

O ideal é que os exercícios sejam realizados, pelo menos, três vezes por semana, e sempre seja feito um aquecimento prévio, preparando assim, a musculatura para a atividade.

Muitas vezes, o joelho, já apresenta uma instabilidade, decorrente de lesões antigas que não foram corretamente tratadas, ou pelo próprio envelhecimento da articulação, nesses casos, tem-se uma sensação de falta de segurança, como se os joelhos estivessem “ falhando”.

Nas dores que surgem nos joelhos, é importante também, verificarmos os problemas de origem indireta, resultado de alterações de posições, reumatismos, ou da mobilidade de outras articulações. Por ex. quando sofremos uma lesão no pé, uma fratura ou entorse, e ficamos um bom período sem conseguirmos apoiar esse pé no chão, acabamos sobrecarregando a outra perna, e forçando bem mais as articulações daquele lado, podendo levar a problemas e dores nos joelhos e quadril.

São, sobretudo, as modificações das posições dos pés, que exercem grande influência sobre os joelhos. Como no caso, das corridas de longa distância, o pé é frequentemente a causa responsável, pelos traumatismos dos joelhos.

Na Fisiocenter – Clínica de Fisioterapia, RPG e Ortopedia, em Curitiba, sempre que um paciente nos procura, com sintomas nos joelhos, sem um trauma evidente, ele passa por um exame que abrange todas as articulações do corpo, principalmente dos pés á coluna, pois muitas vezes a dor sentida no joelho, pode vir de uma compensação, de outra parte do corpo e acabar referindo uma dor nessa articulação. Numa situação, de lesões nos pés ou quadris, elas podem forçar os músculos da perna, levando a fortes dores na região dos joelhos; nesses casos teremos que tratar, não só o joelho dolorido, mas também as outras articulações envolvidas, para que o problema seja eficientemente resolvido. E para isso é necessário um profissional experiente, que saiba avaliar o quadro e elaborar um tratamento adequado.

Na próxima edição, falaremos sobre os tratamentos para dores e traumatismos nos joelhos. Aguardem.