25.5 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Mapeamento de focos do Aedes aegypti começa nesta quinta. Agentes usam identificação

O levantamento de criadouros do mosquito Aedes aegypti começa a ser feito em imóveis de Curitiba a partir desta quinta-feira (18/05). Agentes de endemias, vinculados aos dez distritos sanitários da Secretaria Municipal da Saúde, começam as visitas para identificar possíveis criadouros do mosquito, que transmite dengue, zika e chikungunya. Moradores devem ficar atentos à identificação do agente, pelo crachá, e acompanhar a vistoria no imóvel.

O Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti – LIRAa – é diretriz do Ministério da Saúde e faz parte da ação Curitiba sem Mosquito, uma das metas estabelecidas pela Prefeitura, com relação ao Aedes. “É importante que moradores permitam a entrada dos agentes e se conscientizem que as visitas ajudam a proteger tanto as pessoas que habitam o imóvel como os vizinhos”, solicitou Tatiana Faraco, coordenadora do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti.  

O LIRAa fornece mapa das áreas endêmicas de cada município e permite o planejamento de ações de combate ao mosquito. A escolha dos locais a serem visitados é feita por sorteio, dentro de metodologia aplicada em todo o País, em função da densidade populacional e do número de imóveis. O resultado é o índice de infestação do mosquito.

Os agentes irão a residências, comércios e terrenos baldios. A metodologia permite identificar focos do mosquito e os principais tipos de criadouros. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é que o índice de infestação fique abaixo de 1%. No ano passado, nesta mesma época, Curitiba ficou dentro do esperado. “Em 2017, teremos dois LIRAa, agora e em novembro”, explicou Tatiana.

Orientações

Curitiba sem Mosquito prevê ação continuada e intensificada de limpeza pública em áreas que apresentaram maior número de focos do mosquito em 2016.

Em uma delas, os agentes comunitários da Secretaria da Saúde visitam residências e comércios para orientar a retirada de entulhos que possam servir de criadouros do mosquito. Entregam filipeta informativa e, em data marcada, um caminhão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente recolhe o material. O total de material recolhido em 2017 foi de 926.823 quilos.

A Secretaria Municipal da Saúde orienta a população a manter os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito. É importante fazer a limpeza sistemática dos quintais e não deixar água parada.

Enfrente o mosquito Aedes aegypti: 

1 – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3 – Não jogue lixo em terrenos baldios.
4 – Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
5 – Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje.
6 – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
7 – Se for guardar pneus velhos, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
8 – Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
9 – Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
10 – Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS