16.9 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Marechal Deodoro começa a ser preparada para receber desfile de blocos e escolas de samba no sábado

Depois do sucesso do Pré-carnaval na Marechal Deodoro, agora chegou a vez dos blocos e das escolas de samba de Curitiba ocuparem a avenida, que já coneça a ser preparada para receber o público. O desfile acontece no sábado (6) a partir das 18 horas. O acesso às arquibancadas, que serão montadas entre as ruas Barão do Rio Branco e Marechal Floriano, será gratuito.

“A volta dos desfiles para a Marechal era uma demanda de anos das escolas de samba, e que tem se mostrado muito exitosa. Houve aumento de público nos últimos anos, mostrando que a cidade abraça o evento”, afirma Marcos Cordiolli, presidente da Fundação Cultural de Curitiba. Ele lembra também que o Carnaval local fortalece as Regionais do município, já que é construído a partir dos bairros da cidade.

Blocos

O desfile começa às 18 horas, com o bloco Afoxé, que reúne integrantes dos terreiros de umbanda e candomblé de Curitiba. A canção deste ano é intitulada “Egbe Aye Afoxé Omo Ijexá”. Há mais de 20 anos o Afoxé é responsável por fazer o ritual de “purificação” da avenida, garantindo bons fluidos para a festa.

Em seguida, às 18h30, vêm o bloco Unidos de Judá e o Derrepent, às 19h, que homenageia a dupla caipira Belarmino e Gabriela. Às 19h30, desfila o tradicional Rancho das Flores, formado por idosos que participam dos grupos de convivência da Fundação de Ação Social (FAS).

Escolas de samba

Às 20h55 começam os desfiles das escolas do grupo Acesso, com a Império Real de Colombo, e às 21h45 a escola Imperatriz da Liberdade.

Os desfiles do grupo Especial acontecem a partir das 22h40, começando com a escola Internautas. Depois vêm os Embaixadores da Alegria (23h45) e em seguida, 0h55, a escola Leões da Mocidade.

A vice-campeã de 2014, a Acadêmicos da Realeza, ocupa a Marechal à 1h55. Por fim, a bicampeã do carnaval curitibano, a Mocidade Azul, fecha o desfile às 03h. A ordem dos desfiles respeita os resultados do Carnaval 2014.

Resultado

A apuração das notas dos desfiles das Escolas de Samba será já no domingo (dia 7), no Memorial de Curitiba, a partir das 15 horas. A última colocada do Grupo A será rebaixada para o Grupo B em 2017. Já a escola de samba campeã do Grupo B terá garantido o acesso ao Grupo A no ano que vem.

Os quesitos avaliados pelos jurados serão bateria, fantasia, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, alegorias e adereços, samba enredo, harmonia, enredo, conjunto e baianas. As escolas do grupo A devem ter no mínimo 230 integrantes e as do grupo B, 160. O regulamento foi aprovado em dezembro pela Comissão de Carnaval e pelas escolas de samba.

Infraestrutura

A Marechal Deodoro está sendo preparada para receber o público que irá ao desfile das escolas de samba. A infraestrutura envolve arquibancadas, equipamentos de som e iluminação, banheiros químicos e barracas de alimentação. Os acessos poderão ser feitos pelas ruas Barão do Rio Branco, Monsenhor Celso e Avenida Marechal Floriano.

O acesso do público às arquibancadas será gratuito. Serão 3 mil lugares, sendo 300 reservados a idosos, deficientes físicos e gestantes. As arquibancadas serão montadas no lado esquerdo da pista (considerando o sentido dos carros). Serão instalados 100 banheiros químicos, ao longo do trecho do desfile (entre a Rua Barão do Rio Branco e Avenida Marechal Floriano) e também nas áreas de concentração e dispersão das escolas.

Barracas para venda de alimentos e bebidas (água, refrigerantes e cervejas) atenderão na Rua Monsenhor Celso (entre a XV de Novembro e a José Loureiro). Também foram definidos pontos de vendedores ambulantes. Técnicos da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Urbanismo atuarão na fiscalização.

Ambulâncias estarão posicionadas em pontos estratégicos para atendimento médico de emergência. O policiamento será realizado com efetivos da Polícia Militar e da Guarda Municipal. O Corpo de Bombeiros também estará presente.

Trânsito

Em razão do desfile, haverá bloqueio total da pista da Marechal Deodoro a partir das 14 horas, no trecho entre as ruas Tibagi e Westphalen. Agentes da Setran estarão no local para orientar o trânsito. Os ônibus que atendem a região funcionarão normalmente no fim de semana, com pequenos ajustes de rota, caso necessário. As linhas que transitam pela Marechal Deodoro serão desviadas para rotas próximas.

Realização

O Carnaval de Curitiba 2016 é uma realização da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC). O Pré-Carnaval, o Curitiba Rock Carnival e o Zombie Walk têm patrocínio da Skol e promoção da RPC TV.

A programação do Carnaval 2016 está sujeita a alterações. Acompanhe o site da FCC (fundacaoculturaldecuritiba.com.br) para saber mais detalhes e outras atualizações.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS