25.5 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

MEC disponibiliza material de estudos para o Encceja 2018

Já está disponível o material didático para quem quer se preparar para as provas do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) 2018. O Exame é voltado para pessoas que não conseguiram concluir seus estudos na idade correta e agora desejam obter certificação no Ensino Fundamental ou Ensino Médio. O período de inscrições será de 16 a 27 de abril e as provas acontecem em 5 de agosto.

As provas são elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC), e a Secretaria da Educação do Paraná, juntamente com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), emitem os certificados dos estudantes.

O material didático para se preparar para o exame está disponível no endereço:http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/encceja/materiais-para-estudo.

“Trata-se de mais uma oportunidade para a pessoa que, por qualquer motivo, não conseguiu concluir seus estudos no tempo certo. Com os resultados do Encceja ela pode continuar seu aprendizado e também melhorar sua posição no mundo do trabalho”, afirma o chefe do Departamento de Educação Básica, Cassiano Roberto Nascimento Ogliari.

MATRÍCULAS – As inscrições para o exame serão exclusivamente pela internet. O acesso ao endereço enccejanacional.inep.gov.br/encceja estará disponível a partir das 10h do dia 16 de abril. Para o Ensino Fundamental é necessário ter 15 anos completos ou mais na data das provas, enquanto o Ensino Médio exige 18 anos completos ou mais. As inscrições são gratuitas. Os candidatos devem informar o número do CPF e identidade, além de fornecer um e-mail e número de celular para receber informações do Inep.

As provas serão aplicadas em um único dia, nos períodos da manhã e da tarde. Cada uma terá 30 perguntas de múltipla escolha, além de uma redação. O candidato aprovado em todas as disciplinas recebe a certificação, mas também é possível receber declaração de proficiência somente nas disciplinas em que for aprovado.

Os interessados farão as provas em 49 municípios paranaenses: Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Araucária, Cambé, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Campo Mourão, Cascavel, Castro, Cianorte, Colombo, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ibiporã, Lapa, Laranjeiras do Sul, Londrina, Mandirituba, Marechal Cândido Rondon, Marialva, Maringá, Matinhos, Medianeira, Paiçandu, Palmas, Palmeira, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Quatro Barras, Rolândia, Santo Antônio do Sudoeste, São José dos Pinhais, Sarandi, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

Confira o edital do Encceja 2018
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/encceja/nacional/2018/edital_n15_de_13032018_encceja_nacional_2018.pdf

Cronograma das provas:

Ensino Fundamental
Manhã: Ciências Naturais e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Tarde: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia.

Ensino Médio
Manhã: Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias.
Tarde: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS