20.6 C
Curitiba
sexta-feira, 19 abril 2024

Melhora qualidade das águas no litoral do Paraná

O segundo boletim de balneabilidade da temporada, divulgado nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), mostra que a qualidade das águas no Litoral melhorou com relação a semana passada. Já na Costa Oeste e Norte a balneabilidade se manteve.

Acompanhe a qualidade das águas nos 66 pontos monitorados semanalmente pelo IAP:

LITORAL – O boletim desta semana aponta que os dois locais no Rio Nhundiaquara e no Rio Marumbi, ambos em Morretes, antes apontados como impróprios para banho, agora são considerados próprios. Já a Ponta da Pita, em Antonina, continua sendo não recomendado para banho.

Ao todo, são monitorados semanalmente 49 pontos na região, são 13 pontos em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, cinco na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina.

INTERIOR – O monitoramento feito na Costa Norte e Oeste do Estado mostra que o Rio Paranapanema, em Primeiro de Maio, continua impróprio para banho devido à proliferação natural de algas. A qualidade da água é avaliada em 17 pontos de praias artificiais e represas da costa Norte e Oeste do Estado.

A avaliação acontece nas cidades de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e em Primeiro de Maio.

SINALIZAÇÃO – Como nos anos anteriores, o veranista pode se orientar de acordo com as bandeiras na orla das praias, nos rios e nos reservatórios, que indicam se os locais estão próprios ou impróprios para banho. A sinalização aponta a condição da água a 100 metros a direita e a esquerda de cada bandeira.

A cor vermelha aponta que a água não é recomendada e a azul que a região está própria para banho. “A água imprópria traz muitos prejuízos à saúde, como dermatites, problemas gastrintestinais e outras doenças mais graves. Por isso, esse monitoramento é importante, assim como o respeito à sinalização”, ressalta a diretora de Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição, Ivonete Chaves.

[ads1]

LOCAIS – Além dos locais monitorados semanalmente, os boletins também trazem maior destaque para informações das condições de dez locais considerados permanentemente impróprios para banho, pontos onde rios, canais e galerias pluviais que desembocam no mar. Esses locais são acompanhados durante todo o ano, também na temporada, mas não entram na verificação semanal porque já se sabe que a água não corresponde aos padrões estabelecidos.

“São pontos que se apresentam permanentemente como impróprios para banho pois, devido a análises que fazemos de maneira esporádica durante todo o ano, sempre apresentam concentração de coliformes fecais acima do limite legal. Nesses pontos o banho não é indicado em nenhuma época do ano”, explica Ivonete Chaves.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS