19.2 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Mercado das Flores: presente clássico e boa opção de passeio no Centro

No Centro da Curitiba há 25 anos, o Mercado das Flores funciona 24 horas, de domingo a domingo. São oito bancas de flores que, ao lado uma cafeteria e banca de revistas, compõem as Arcadas do Pelourinho, atrás do Paço Municipal.

O lugar é um convite para uma pausa e uma ótima opção para comprar flores em qualquer ocasião. Para este Dia das Mães, no próximo domingo (13/5), a expectativa dos vendedores e comerciantes é de um aumento de 40% no movimento.

“O ponto é ótimo, sempre tem movimento por aqui e deve melhorar ainda mais com o Dia das Mães”, disse a florista Rosa Silva, que há 18 anos trabalha no lugar.

O mais antigo comerciante do Mercado das Flores é Dinor Strapasson, há 45 anos no ramo. “Sou da época em que as bancas de flores ficavam na rua.” Assim como a colega Rosa, Dinor espera aumento no movimento por causa do Dia das Mães. “É um dia especial e que sempre ajuda a melhorar as vendas”, contou.

Memória

O Mercado das Flores fica na região que marca o início da história urbana de Curitiba, entre duas praças: a Generoso Marques e a José Borges de Macedo. A estrutura foi projetada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e implantada em 1993 para abrigar os floristas que trabalhavam na praça.

“O Mercado das Flores era tradicional, mas ficava em frente ao Paço Municipal. Para ampliar a visualização da fachada do paço, antiga sede da Prefeitura, levamos o mercado para os fundos. Assim também valorizamos o comércio de flores em uma galeria de passagem”, disse o coordenador de projetos do Ippuc e um dos autores do projeto do Mercado das Flores, Mauro Magnabosco.

A mudança, segundo o arquiteto, proporcionou a valorização do patrimônio histórico e o fortalecimento do comércio com um equipamento público completo, com banheiro público, módulo da guarda municipal e um café, num espaço de grande atração turística.

Região

As Arcadas do Pelourinho têm cerca de 500 metros quadrados e uma estrutura metálica em forma de arcos, com cobertura de vidro. A administração é da Urbs, que mantém limpeza e manutenção do local.

O entorno das Arcadas é uma atração à parte com o Paço da Liberdade, um dos mais importantes monumentos da cidade. Entre o Paço e as Arcadas, há uma escultura do artista curitibano Enzo Strobel, a Maria Lata d’àgua. Do outro lado, a imponente Catedral Basílica.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS