13.9 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Museu da Sanepar terá visita guiada no próximo domingo

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai abrir pela primeira vez num domingo o seu Museu do Saneamento. Empregados, familiares e a comunidade poderão conhecer aspectos importantes da evolução histórica do saneamento no Estado, observar equipamentos, documentos, mobiliário, vestuário, veículos de transporte, fotografias, audiovisuais, mapas, plantas, projetos de engenharia e os mais variados tipos de objetos.

São mais de 8 mil itens catalogados, que abrangem o período de 1875 aos dias atuais, muitos deles disponíveis para consulta no local, uma forma de incentivar a pesquisa e a produção de conhecimento na área.

Só a visita ao prédio já é um passeio pelo tempo – ali funcionou a primeira grande Estação de Tratamento de Água do Paraná, construída em 1945 e agora desativada. O prédio é um dos poucos remanescentes do estilo Art Déco de Curitiba e tem um aspecto singular: de um lado, a Sanepar mantém o Museu, com sua história e sua memória; do outro, está a equipe de pesquisa da Companhia e seus laboratórios, no Centro de Tecnologias Sustentáveis, onde se buscam as soluções futuras e mais modernas para o setor.

As inscrições para a visita guiada podem ser feitas pelo e-mail visitas@sanepar.com.br até 27 de outubro. Os interessados devem aguardar a confirmação da reserva de vaga.

No mesmo dia, o grupo de artistas Croquis Urbanos vai retratar o Museu do Saneamento, com pinturas, desenhos e fotografias. As produções serão disponibilizadas para uma exposição futura no Museu. O mesmo grupo já retratou, em outra data, o Reservatório São Francisco, também parte do sistema de abastecimento da Sanepar em Curitiba e tombado pelo patrimônio histórico estadual.

Serviço:

Visita Guiada ao Museu do Saneamento

Data: 30/10 (domingo)

Horário: 9h às 13h, com entrada até 12h, e visita guiada às 10h30

Local: Sanepar – Museu do Saneamento – Rua Engenheiro Antônio Batista Ribas, 151 – Tarumã – Curitiba

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS