Museus do Estado têm horário diferenciado no feriadão de Páscoa

Os espaços culturais da Secretaria de Estado da Cultura terão horários diferenciados na Quinta-feira Santa (13) e na Sexta-feira da Paixão (14). A exceção é o Museu Oscar Niemeyer, que funciona em horário normal nos dois dias. Durante o final de semana os espaços abrem normalmente. A Biblioteca Pública do Paraná e o Centro Juvenil de Artes Plásticas estarão fechados todos os dias.

Veja a programação dos espaços culturais do Paraná:

MUSEU PARANAENSE – Quem for ao Museu Paranaense na quinta-feira, dia 13, poderá conhecer os indígenas do povo Fulni-ô, do interior do Pernambuco, que estão em Curitiba para divulgar sua arte e cultura. E ainda visitar as exposições: “O Museu da História do Paraná: Os 140 anos do Museu Paranaense”, “Gufan”, “Coleção de Moedas Romanas do Museu Paranaense”, “Dinheiro e honraria: o acervo de numismática do Museu”, “Memorial à Indústria da Erva-Mate”, “Imagens de um Lar”, “Circuito da Ocupação do Território Paranaense”, “Indústrias Paranaenses”, “Escultura Arma em nó” de Carl Fredrik Reuterswärd, “Baixo relevo | O último túnel” de João Turin, “Igrejas Ucranianas no Paraná”, e o painel “Vistas do Brasil”.

MUSEU ALFREDO ANDERSEN – São três exposições estão em cartaz: “Expressão do Feminino”, “Salas do Acervo” e “(à) Temporalidade”. Nesta última, os artistas procuraram retratar o tempo de forma poética, por meio de fotografias.

MON – O público poderá conferir as exposições “Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural”, “Kirchgässner: um modernista solitário”, “Trajetória: 114 anos da Escola de Alfredo Andersen”, “Obras sob Guarda do MON”, “Histórias do Acervo MON – em aberto” e “Matéria Escura”, do artista Manoel Veiga, com curadoria de Galciani Neves.

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO PARANÁ – Estão em cartaz as mostras “Anos 60/70: Um panorama”, com curadoria de Ronald Simon, e “Bicicleta / Fotografias de Eduardo Nascimento”, exposição composta por aproximadamente 30 fotografias em que a presença da bicicleta é uma constante.

MIS – Quem for ao Museu da Imagem e do Som do Paraná poderá conferir a mostra “O parto delas”, com imagens produzidas dentro de uma maternidade pública, que remetem ao protagonismo e à força feminina. Também poderá visitar a “Exposição do MIS-PR”, especial do acervo, em que será possível ter contato com as reservas técnicas, até então inacessíveis ao público.

MUSEU DO EXPEDICIONÁRIO – O visitante poderá conferir a Exposição referente à participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial, permanente do museu, que mostra a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial.

Confira aqui o horário de funcionamento dos museus.

Serviço

Museu Alfredo Andersen – Rua Mateus Leme, 336. (41) 3222-8262. Curitiba-PR.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná – Rua Desembargador Westphalen, 16. (41) 3323-5328. Curitiba-PR.

Museu da Imagem e do Som – Rua Barão do Rio Branco, 395. (41) 3351-6688 Curitiba – PR.

Museu do Expedicionário – Praça do Expedicionário, s/nº. (41) 3362-8231. Curitiba-PR.

Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999. (41) 3350-4400. Curitiba-PR.

Museu Paranaense – Rua Kellers, 289. (41) 3304-3300. Curitiba-PR.

www.cultura.pr.gov.br