14.5 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Museus são ótima opção de lazer no feriado de Carnaval

Quem ficar em Curitiba no feriado de Carnaval pode visitar os espaços expositivos do Governo do Estado. Os museus abrem com horário especial. No sábado e no domingo (25 e 26) os espaços funcionam no horário normal de fim de semana. Na segunda (27) abrem apenas o Museu Paranaense e o Museu de Arte Contemporânea do Paraná. Na terça-feira (28), os espaços funcionam em horário de fim de semana.

No Museu Oscar Niemeyer o público poderá conferir as exposições Coletiva Panapaná – Cerâmica Contemporânea Curitiba; Memória das Ruas – Retratos dos Personagens de Curitiba; MAC-MON: um diálogo; Arte moderna na Coleção da Fundação Edson Queiroz; Gonçalo Ivo: A Pele da Pintura; Trajetória: 114 anos da Escola de Alfredo Andersen; Jefferson Cesar, um Dom Quixote na arte do Paraná; Histórias do Acervo MON; Obras sob Guarda do MON e Exposição Kirchgässner: um modernista solitário. Esta última apresenta obras ainda desconhecidas de Frederico Kirchgässner, arquiteto que antecipou o modernismo no Brasil.

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná traz a exposição Gravuras – Poéticas e Técnicas diversas | Mostra do Acervo, que tem caráter didático sobre a técnica da gravura e o início da gravura de arte no Brasil e no Paraná. Também está em cartaz a mostra Ícaro e o Labirinto, dos artistas Andre Serafim, Bení Moura e Marcel Fernandes.

No Museu Alfredo Andersen, três exposições estão abertas ao público. Poema sem rosto, de Ivana Lima, é composta por uma série de 25 gravuras produzidas entre 2012 e 2015, e refere-se à infância da artista e seus amigos, ilustrando seu cotidiano. As outras mostras são Trajetória Andersen – Um século de arte no Paraná e Salas do Acervo.

Quem for ao Museu Paranaense pode conhecer um pouco da história de Gufan, o paranaense de dois mil anos que teve a face reconstruída por meio de tecnologias de reconstrução digital. O espaço também abriga as exposições O Museu da história do Paraná: os 140 anos do Museu Paranaense; Voracidade – Coletivo Kókir; Vistas do Brasil; Dinheiro e honraria: o acervo de numismática do Museu; Coleção de Moedas Romanas do Museu Paranaense; Memorial à Indústria da Erva-Mate; Imagens de um Lar; Circuito da Ocupação do Território Paranaense; Indústrias Paranaenses; Escultura Arma em nó, Igrejas Ucranianas do Paraná e Baixo relevo | O último túnel.

O Museu do Expedicionário apresenta exposição referente à participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial. Os visitantes têm acesso a diversos materiais históricos – documentos, objetos, fotografias, filmes, mapas, livros, ilustrações – que mostram a atuação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial.

No Museu da Imagem e do Som do Paraná, destaque para a exposição Mirada Interior, do fotojornalista italiano Valerio Bispuri, que relata de forma sensível e intensa alguns dos aspectos mais escondidos e desconhecidos da experiência humana. O público terá contato também com as reservas técnicas, áreas até então inacessíveis ao olhar do visitante, e poderá conferir exposições fotográficas de Guilherme Glück e Dico Kremer, além do acervo tridimensional, composto por câmeras fotográficas e filmadoras, moviolas, gravadores, televisores, rádios, vitrolas e projetores.

Confira AQUI os horários de funcionamento de cada espaço.

SERVIÇO

– Museu Alfredo Andersen – Rua Mateus Leme, 336 / (41) 3222-8262 – Curitiba

– Museu de Arte Contemporânea do Paraná – Rua Desembargador Westphalen, 16 / (41) 3323-5328 – Curitiba

– Museu da Imagem e do Som – Rua Barão do Rio Branco, 395 / (41) 3351-6688 – Curitiba

– Museu do Expedicionário – Praça do Expedicionário, s/nº / (41) 3362-8231 – Curitiba

– Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999 / (41) 3350-4400 – Curitiba

Museu Paranaense – Rua Kellers, 289. (41) 3304-3300 / Curitiba

www.cultura.pr.gov.br

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS