NEIGUAN – Acuponto Para Ansiedade

O ponto de Acupuntura Neiguan é frequentemente usado nas sessões de acupuntura e é um ótimo ponto para ajudar a diminuir e controlar ansiedade e angustia.

É o sexto ponto da via de energia do Pericárdio (PC-6) e a tradução do seu nome é “comunicação com o interno” ou “portão interno”. Ele age principalmente no aspecto emocional, aliviando as sensações de aperto no peito, angustia e ansiedade.

O pericárdio é uma membrana que reveste o coração e tem a função de proteger o coração contra tudo que possa perturba-lo. Ele protege e alerta sobre tudo que possa alterar o estado de espirito. Atua nas relações consigo mesmo e com os outros, por mediar o domínio da comunicação, comportamentos sociais e relações.

Esse ponto faz a energia fluir, então ajudar a exteriorizar as emoções de maneira equilibrada, como o próprio nome diz, ele conecta o interior com o exterior. Então ele ajuda a conseguir desabafar e falar sobre coisas que estão incomodando.

Esse ponto beneficia também pulmão melhorando a sensação de falta de ar e agitação e estomago aliviando náuseas.

Pode ajudar ainda na insônia e clarear a mente.

Em especial quando uma pessoa se torna oprimida por tristeza ou falta de alegria e fica esgotada, a abertura desse portão suaviza o aperto no peito e fortalece a energia.

Localização do ponto:
Situa-se a três dedos proximal à prega de flexão do punho, no meio da parte anterior do antebraço, entre os tendões.
Para estimular o ponto PC-6 e ativar sua função basta massagear suavemente o local por 2-5 minutos.

“O Pericárdio é o embaixador e dele são oriundas a satisfação e a felicidade”. (Su Wen, capítulo 8).

Terapeuta acupunturista e proprietária da Estação de Arte e Cura Sereni Gayatri, com o propósito de amparar sua jornada e elevar a consciência.