Neste sábado tem bênção dos alimentos no Bosque do Papa e no Memorial Ucraniano

No Bosque do Papa, a programação da Swieconka, que significa a alegria pela bondade de Deus, que nos dá o alimento, começa às 12h, com almoço típico. Na sequência, será reaberta uma das casas típicas que foi restaurada. Também haverá apresentações folclóricas, benção dos alimentos e apresentação do coral João Paulo II. O evento termina às 18h30.

No Memorial Ucraniano, no Parque Tingui, um dos momentos mais esperados é a Bênção das Paskas, pães especiais e ritualísticos, enfeitados com ramos de trigo, folhas e flores. O evento começa às 16h.

Os pães de Páscoa são assados, o hrin (raiz-forte) com beterraba e os pyssanka (ovos cozidos e pintados) são preparados e colocados numa cesta de vime forrada e coberta por toalhas bordadas, com a manteiga, o queijo, o mel, a koybassa (linguiça), o salo (bacon ou toucinho) e a carne defumada. Para os ucranianos, a Páscoa, além de ser a festa litúrgica mais importante do ano, é um momento de manifestação cultural.

Neste ano, o Bosque Alemão recebe, a partir das 10h, o grupo folclórico Alte Heimat, que apresentará uma dança típica alemã que demonstra a tradição de pintar ovos de Páscoa. A apresentação será às 10h e se repetirá de meia em meia hora, até as 16h.


Serviço: Benção dos Alimentos

Data: 31 de março (sábado de aleluia)

 

Swieconka – Benção dos Alimentos no Memorial Polonês no Bosque do Papa

Rua Euclides Bandeira, s/nº, Centro Cívico

Bênção das Paskas

Benção dos alimentos no Memorial Ucraniano no Parque Tingui

Rua Dr. Mba de Ferrante, s/nº, Parque Tingui – São João

 

Apresentação do grupo folclórico Alte Heimat no Bosque Alemão

Rua Francisco Schaffer, s/n – Vista Alegre