14.7 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Novos professores tomam posse e já podem iniciar o trabalho nas escolas

Os 296 novos professores nomeados pelo governador Beto Richa no final de abril tomam posse nesta segunda (2) e terça-feira (3). A partir de agora, eles estão aptos a iniciar as atividades nas escolas da rede estadual de ensino. Conforme a lei, eles têm trinta dias, a partir da data da nomeação, para a posse e mais 30 dias, a contar da posse, para iniciar o exercício da função.

Atualmente, o Paraná conta com cerca de 68 mil professores do Quadro Próprio do Magistério (QPM) e outros 18 mil temporários, contratados por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS). Ao todo, entre professores e funcionários, o Governo do Estado já contratou 23 mil profissionais da educação nos últimos cinco anos.

A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, destaca que todos os investimentos que o Estado faz na área da educação – nos profissionais ou em infraestrutura – têm como objetivo beneficiar os estudantes da rede – aproximadamente 1 milhão de alunos. “Com mais estes profissionais, que passaram no último concurso realizado em 2013, buscamos a melhoria na qualidade de ensino”, destacou a secretária.

Além do incremento no número de docentes, o Governo do Paraná pretende contratar, por meio de concurso público, mais funcionários de escolas, os chamados agentes I (merendeiras, serviços de limpeza e conservação) e agentes II (pessoal que trabalha nas secretarias de escolas e em funções administrativas). Os protocolos para abertura desses concursos estão tramitando na Secretaria de Administração e Previdência.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS