24.6 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Operação Arcanjo reforça policiamento na região Sul de Curitiba

Integração é a palavra de ordem no 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM), pertencente ao 1º Comando Regional da PM (1º CRPM). As ações conjuntas da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal têm se intensificado nos bairros da região Sul de Curitiba por meio de ações preventivas como a Operação Arcanjo. Nesta quinta-feira (23), o bairro Xaxim foi o alvo da intensificação policial que resultou em 170 pessoas abordadas, três prisões e dois encaminhamentos para assinatura do Termo Circunstanciado.

A Seção de Planejamento da unidade analisa diariamente os relatórios das subáreas e por meio de um estudo técnico estabelece em que bairro, vila ou rua é preciso reforçar o policiamento ou executar uma ação para reduzir o índice criminal. Os dados são oriundos dos acionamentos à PM pelo telefone 190 e pelos Boletins de Ocorrência registrados naquela área.

“Temos a aplicação de análise criminal em toda a área de atuação do 13º BPM, pela qual podemos agir pontualmente nos locais críticos em que devemos agir semana a semana, mês a mês, moldando a operação conforme a região a ser trabalhada. Hoje atuaremos no bairro Xaxim para coibir os homicídios, os roubos e os furtos”, disse o Chefe de Planejamento do 13º BPM, major Arildo Medeiros Dias.

A operação Arcanjo incluiu policiamento aéreo, com uma aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas , patrulhamento motorizado com a Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) e a Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), além da fiscalização de trânsito pelos policiais militares do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).

Terminais, linhas de ônibus e estações-tubo receberam intensificação da Guarda Municipal por meio do Grupo de Operações Especiais (GOE). A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa também participa das ações com viaturas e módulos móveis de atendimento ao cidadão.

RESULTADOS – Somente nesta operação na região do Xaxim, o 13º BPM abordou 170 pessoas e prendeu três por roubo e furto. As equipes vistoriaram 78 veículos, dos quais oito foram apreendidos, emitiram 34 notificações de trânsito e confiscaram cinco Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). As ações estenderam-se aos estabelecimentos comerciais, com a fiscalização de três bares.

INTELIGÊNCIA – A estratégia de policiamento também inclui o serviço de inteligência do batalhão. Em conjunto com a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, a PM levanta informações sobre pessoas suspeitas e endereços de locais onde ocorrem práticas ilícitas para que ações planejadas sejam executadas com resultados mais eficazes.

“Com o apoio das unidades especializadas da PM e, principalmente, com apoio da Delegacia de Homicídios, nós estamos tendo resultados positivos desde ano passado porque a delegacia adotou a mesma análise criminal. Com isso, a troca de informações entre as instituições auxilia na prisão de traficantes e na apreensão de armas e drogas”, explicou o major Medeiros.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS