23.8 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba abre temporada

A Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba prepara o primeiro concerto deste ano dentro da temporada 2018 da Camerata Antiqua de Curitiba. ‘Entre a Itália e a Alemanha Barroca’ é o tema da apresentação que acontece nesta sexta-feira (6/4) às 20h e sábado(7/4) às 18h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural.

Com direção musical de Fernando Cordella, a apresentação conta com solos de Zélia Brandão (Flauta) e Érico Marques (Oboé).

Serão executadas as obras ‘Concerto per Archi em Sol menor RV 157’ de Antônio Vivaldi (1678-1741), ‘Concerto em Ré menor Op. 9 nº 2’ de Tomaso Albinoni (1671-1751) e ‘Suíte Dom Quixote TWV 55:G10’ e ‘Concerto para flauta, oboé e cordas TWV 52: e1’ de Georg Philip Telemann (1681-1767).

Temporada 2018

A temporada 2018 da Camerata Antiqua de Curitiba será dividida em 34 concertos, entre o grupo inteiro, com o coro e a orquestra e especificamente orquestra ou coro. Além da abertura, destacam-se obras importantes do repertório de Johann Sebastian Bach, Motetos e o encerramento da temporada com o Oratório de Natal.

Na programação da Orquestra, estão previstos importantes concertos, como a participação no Festival Mia Cara Curitiba, onde executará grandes mestres compositores italianos, bem como em outros programas com compositores universais como Haydn, Mozart, Villa-Lobos.

Destacam-se ainda o concerto com dança barroca no mês de setembro, “Le roi danse”, com compositores da corte de Luis XIII e XIV, e dançarinos com coreografias originais do século.

Sobre o diretor artístico

Fernando Cordella é considerado um dos principais cravistas de sua geração na América Latina. Em 2015 recebeu, em São Paulo, o prêmio TOYP JCI Brasil como a figura mais expressiva no Brasil do ano, na categoria “Êxito Cultural”.

Em 2016, assumiu o posto de professor titular e coordenador da Oficina de Música Barroca da Escola Municipal de Música de São Paulo – EMMSP, vinculada ao Theatro Municipal de São Paulo. Tem atuado fortemente como solista e maestro convidado nas principais orquestras do Brasil. Cordella é também diretor artístico e maestro titular da Orquestra Sinfônica de Carazinho e da Sociedade Bach Porto Alegre.

Serviço – Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba ‘Entre a Itália e a Alemanha Barroca’
Direção Musical: Fernando Cordella (RS)
Oboé solo: Érico Marques (RS)
Flauta solo:  Zélia Brandão (PR)

Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273)
Datas: 6 de abril (sexta), às 20h e 7 de abril (sábado), às 18h30
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)

Bilheteria: Compras pelo site Alo Ingressos (aloingressos.com.br) ou diretamente na bilheteria da Capela Santa Maria.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS