Os ciclos naturais: Outono e a Medicina Chinesa

Em todas mudanças de estações ocorrem alterações no nosso organismo a fim de nos adaptar. Nove dias antes da mudança da estação e nove dias depois é o período mais crítico em que precisamos de maior atenção em nossa saúde e imunidade. Para manifestar boa saúde é preciso de prevenção, se preparar para cada estação, pois se não estivermos preparados, pode ocorrer uma queda de imunidade e energia. No outono essa queda pode resultar em melancolia, tristeza, depressão, dificuldades respiratórias, rinite, sinusite, tosse, asma, bronquite e problemas de pele. A acupuntura e outras artes terapêuticas da Medicina Chinesa são práticas excelentes para fortalecer a imunidade e aumentar a capacidade natural do corpo em combater doenças.

A Medicina Chinesa conhece o funcionamento do corpo humano e observa atentamente o ambiente onde ele vive, os ciclos da natureza e como isso o afeta. Conhece essa rede de acontecimentos e age na prevenção e no fortalecimento do ser humano, oferecendo possibilidade de viver da melhor maneira possível em saúde e realização. Traz conhecimentos de como viver bem o presente e se preparar para o futuro. Indicando para cada momento práticas, ferramentas, alimentos, chás, hábitos e quais órgãos focar a energia.

Olhar para si e em volta, respeitar e fluir com os ciclos da natureza nos aliando a eles. Isso nos garante saúde e vitalidade.

O Outono traz a energia necessária para liberar, limpar, purificar. Na Medicina Chinesa está relacionado com a respiração e desapego.

– Época de fortalecer o corpo para o inverno, focar no que é realmente necessário para um inverno mais saudável.

– Momento para desapegar daquilo que não faz mais sentido em nossas vidas, que não nos serve mais ou que está nos atrapalhando, deixamos morrer para que possamos continuar vivos. Parece contradição, mas é paradoxo, são as transformações e ciclos naturais acontecendo, como as folhas nas árvores mudando de cor e soltando.

– Momento para se interiorizar e tornar consciente do que é essencial.

– Momento para refletir sobre inspiração e expiração. O que me inspira? O que exalo?

É necessário descansar e nos preparar para o inverno, só assim teremos energia suficiente na primavera e verão. Sem descanso não existe produtividade. Esse é o ciclo natural das coisas, flua com os ciclos!

Use cachecol, beba água, coma alimentos quentes e aproveite o pôr do Sol, as cores são encantadoras!

Terapeuta acupunturista e proprietária da Estação de Arte e Cura Sereni Gayatri, com o propósito de amparar sua jornada e elevar a consciência.