19.2 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Oswaldo Cruz tem 50 vagas para nove modalidades esportivas

O Centro de Esporte e Lazer (CEL) Dirceu Graeser, que fica na Praça Oswaldo Cruz, tem 50 vagas para matrículas nas modalidades de natação, ginástica, ginástica para idosos, musculação, alongamento, dança circular, corrida, polo aquático e xadrez. Todas as atividades são gratuitas e têm acompanhamento de professores especialistas.

As matrículas devem ser feitas até sexta-feira (10/8). O espaço foi reinaugurado pela Prefeitura em março deste ano, após passar por uma ampla reforma. A capacidade é para atender 1.200 alunos e ainda existem essas 50 vagas para serem preenchidas para o mês de agosto.

Além das aulas gratuitas, o CEL Dirceu Graeser também abre espaço, seja com empréstimo do ginásio ou realização de aulas conjuntas, para outras entidades públicas usarem o local. Futsal, basquete, vôlei e handebol são algumas das modalidades praticadas a partir dessas parcerias. A Oswaldo Cruz fica aberta das 7h30 às 23h30 e têm aulas em todos os turnos.

Nova cara

O Centro de Esporte, coordenado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), estava fechado para reformas desde novembro de 2013. A obra foi entregue em março deste ano, com investimentos totais que chegaram a R$ 3,9 milhões.

O local ganhou cobertura para a piscina e para o ginásio, piso novo para a maioria dos espaços e melhorias nos setores de administração. As salas de musculação e ginástica também ganharam equipamentos novos.

LEIA MAIS:

Os efeitos da reforma, segundo Romualdo Diniz Tissot, coordenador do CEL Dirceu Graeser, intensificaram a qualidade de atendimento e acessibilidade que a praça já oferecia desde o ano da sua criação, em 1976. “A infraestrutura melhorou bastante nossas condições de trabalho. Além de oferecer um serviço bom e gratuito para a população, nossos professores são todos profissionais de primeira linha”, afirmou.

Reconhecimento

Quem mais tem a comemorar a reabertura da Praça Oswaldo Cruz são os alunos. O local atende desde crianças até idosos, sempre com supervisão específica para cada faixa etária. Este é um dos motivos pelo qual o Centro mantém a fama de ser um exemplo de gestão pública.

“Moro lá no Cabral e mesmo assim vale a pena vir para cá”, contou a pensionista Glória Koga, de 70 anos, aluna de musculação na Oswaldo Cruz há três meses. “Disseram que tinha vaga na academia, vim para experimentar e estou gostando bastante”, completou.

O Centro conta com oito professores, sendo quatro voluntários, divididos entre todas as modalidades. Por parte dos alunos, sobram elogios. “São profissionais maravilhosos, da melhor qualidade, que têm paciência e respeito com os idosos”, disse Elvira Monteiro, 75 anos, aluna de alongamento desde a reinauguração da Oswaldo Cruz.

Elvira ainda destaca a melhora de saúde que teve com o passar das aulas: “Quando entrei aqui, tinha dor da cabeça aos pés. Hoje, não tenho mais nada”. Maria José Bernardes, 73 anos, também elogia o comprometimento dos profissionais da praça com a condição física dos idosos. “Faço alongamento aqui desde 2006. Minha saúde é 10”, declara.

Matrículas e aulas

Desde março, as matrículas em qualquer uma das atividades são anuais, mas sempre existem vagas remanescentes. Isso porque o limite de faltas é pequeno. Se o aluno faltar mais de duas vezes sem justificativa, perde a vaga imediatamente.

Para preenchimento das vagas remanescentes, são abertas novas matrículas na primeira sexta-feira útil de cada mês, com lançamento de edital dois dias antes. Restam ainda cerca de 50 vagas para o mês de agosto.

Para realização da matrícula, o aluno deve ter em mãos uma cópia da identidade, uma foto 3×4 e um exame de aptidão física. Para natação e polo aquático, também é necessária a apresentação de um exame dermatológico.


Serviço: Centro de Esportes e Lazer Dirceu Graeser – Praça Oswaldo Cruz

Funcionamento: 7h30 às 23h30

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h

Endereço: R. Brigadeiro Franco, 2333, Água Verde

Telefone: (41) 3323-1777


Vagas para agosto:

O período máximo para matrículas é sexta-feira (10/8)

 

– Natação (iniciantes)

Horário: 9h30

Faixa etária: 9 a 11 anos

Vagas: 1

 

Horário: 14h

Faixa etária: 12 a 14 anos

Vagas: 1


– Natação (intermediário)

Horário: 9h30

Faixa etária: 12 a 14 anos

Vagas: 1

 

Horário: 14h

Faixa etária: 9 a 11 anos

Vagas: 2

 

Horário: 15h

Faixa etária: 12 a 14 anos

Vagas: 4


– Alongamento

Horário: terça e quinta, às 9h30

Vagas: 2


– Ginástica para idosos

Horário: segunda e quarta, às 8h30

Vagas: 1

 

Horário: terça e quinta, às 9h30

Vagas: 1


– Ginástica

Horário: segunda e quarta, às 17h

Vagas: 3

 

Horário: segunda e quarta, às 20h

Vagas: 3

 

Horário: terça e quinta, às 14h

Vagas: 4

 

Horário: terça e quinta, às 15h

Vagas: 5

 

Horário: terça e quinta, às 20h

Vagas: 6


– Corrida

Horário: terça e quinta, às 10h

Vagas: 5

 

Horário: terça e quinta, às 16h

Vagas: 6


– Dança circular

Horário: quarta, às 14h

Vagas: 4

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS