14.5 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Painel disponibiliza gastos federais com atividades administrativas

Cidadãos de todo o País já podem consultar, por meio do Painel de Custeio Administrativo, todos os gastos do Poder Executivo Federal com atividades administrativas, que respondem por cerca de R$ 33 bilhões do orçamento anual. Isso inclui despesas como energia elétrica, água, locação de imóveis, diárias e passagens, entre outras.

O lançamento do Painel ocorreu nesta segunda-feira (11), no Ministério Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. De acordo com o ministro, Dyogo Oliveira, as informações estão disponíveis de forma “organizada e intuitiva”. “O mais importante é que se fomente essa cultura da transparência, que não é simplesmente disponibilizar a informação de qualquer maneira, mas fazer isso de modo que o cidadão possa tirar a conclusão daquilo que lhe interessa saber”, afirmou.

Desde o início de 2016, as despesas de funcionamento já eram divulgadas trimestralmente, por meio do Boletim de Despesas de Custeio. Com o Painel, as informações estão dispostas de forma mais completa, com detalhamento do gasto por órgão, unidade orçamentária ou subelemento de despesa.

Informações completas

A tela inicial do Painel apresenta uma visão geral da despesa, distribuída em 23 itens e 82 subitens. O usuário pode fazer comparações entre órgãos – em valor monetário ou percentual – e analisar o comportamento mensal dos gastos.

“Para evitar pesquisas distorcidas e comparações entre instituições de tamanho e naturezas muito diferentes, existem filtros avançados que permitem selecionar, previamente, os órgãos e as entidades a serem comparados”, esclarece, em nota, o ministério.

“Além de ser um instrumento de gestão que otimiza o gasto público com despesas de suporte administrativo, o Painel de Custeio passa a ser uma importante iniciativa de transparência para a sociedade”, enfatizou o secretário de Gestão da pasta, Gleisson Rubin.

Como consultar

O Ministério do Planejamento elaborou um breve manual para auxiliar o usuário na pesquisa e na visualização das informações disponíveis no Painel. Confira abaixo as dicas do órgão para acessar as funcionalidades do portal.

  • Passo 1: visão geral da despesa administrativa

O usuário pode observar a distribuição do montante da despesa administrativa por item de despesa, subelemento de despesa, área de atuação do órgão superior, entre outras.

  • Passo 2: análise comparativa das despesas entre órgãos superiores

É possível comparar as despesas administrativas entre os órgãos superiores em termos de montante (valor gasto em reais) e proporção (percentual gasto).

  • Passo 3: análise comparativa das despesas entre unidades orçamentárias

É possível comparar as despesas administrativas entre as unidades orçamentárias (órgãos e entidades subordinadas aos órgãos superiores).

  • Passo 4: análise do comportamento das despesas no decorrer do tempo

O usuário pode identificar tendências de aumento e/ou redução a partir do comportamento mensal das despesas.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS