Pais podem conferir cardápios da merenda escolar da rede municipal

Pais e responsáveis pelos cerca de 140 mil estudantes da rede municipal de ensino já podem conferir os cardápios da merenda que será servida até 3 de março. Ficam disponíveis pela internet todos os cardápios, inclusive os que atendem os cerca de 900 alunos com diagnóstico médico de restrição alimentar. A divulgação dos cardápios é feita mensalmente.

“Além de ser uma exigência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, a divulgação dos cardápios é importante para os pais. Sabendo o que os filhos vão comer na escola, o ideal é que ofereçam em casa alimentos diferentes daqueles consumidos na escola”, explica a gerente de Alimentação do Departamento de Logística da Secretaria Municipal da Educação, a nutricionista Maria Rosi Marques Galvão.

“Se a fruta oferecida na escola será laranja, em casa, seria interessante a criança ter outra fruta”, exemplifica. A variedade de sabores permite equilibrar os nutrientes. Outra vantagem é que a criança aprende a experimentar alimentos diferentes, evitando a monotonia alimentar. “O que a criança experimenta e gosta na infância, ela come pelo resto da vida”, completa.

Os cardápios podem ser acessados em http://www.educacao.curitiba.pr.gov.br/unidade/alimentacao/18431. Primeiramente, é necessário clicar à esquerda em Descubra o cardápio do seu CMEI/Escola. Em seguida, os responsáveis podem verificar o que será servido, clicando em Cardápios.

284 mil refeições por dia

A equipe de Rosi faz o planejamento mensal dos quase 500 cardápios das 284 mil refeições servidas diariamente aos estudantes. São cinco refeições por dia para os bebês de até 2 anos de idade e quatro para as crianças de até 5 anos matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil, três para os alunos da escola integral e um lanche para quem frequenta as escolas regulares.

Quem almoça na escola – caso das crianças até 5 anos de idade – tem direito a um prato com seis tipos diferentes de alimentos, incluindo sobremesa de fruta. Somando tudo, são 65 toneladas por dia de alimentos saudáveis e balanceados. Eles são preparados por duas empresas contratadas pela Prefeitura de Curitiba.