24.6 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Paraná abre pré-cadastro para vacinação contra a dengue

O Governo do Paraná começou nesta terça-feira (9) o pré-cadastro das pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha estadual de vacinação contra a dengue. A medida deve facilitar o atendimento nas unidades de saúde que ofertarão a vacina, pois agiliza o processo para a aplicação das doses.

A campanha vai do dia 13 de agosto a 3 de setembro em unidades de saúde de 30 municípios do Estado. A expectativa é imunizar cerca de 500 mil pessoas com a primeira dose da vacina. Em fevereiro e agosto de 2017 serão aplicadas as doses de reforço, completando o esquema vacinal.

Nesta primeira etapa, o pré-cadastro pode ser feito pelo site vacinadadengue.saude.pr.gov.br. Ele está disponível para a população de 28 cidades: Paranaguá, Assaí, Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida, Tapira, Santa Izabel do Ivaí, Cruzeiro do Sul, Santa Fé, Munhoz de Melo, Marialva, Paiçandu, São Jorge do Ivaí, Mandaguari, Sarandi, Iguaraçu, Ibiporã, Jataizinho, Porecatu, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Sertanópolis, Leópolis, São Sebastião da Amoreira, Itambaracá, Cambará e Maripá. As exceções são os municípios de Maringá e Londrina, que já contam com sistemas próprios para controle de vacinas.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Cleide de Oliveira, o pré-cadastro foi criado para evitar filas em unidades de saúde com grande movimentação. “Fazendo este cadastro pela internet, a pessoa não precisará perder tempo com isso no dia da vacinação. Será necessário apenas apresentar um documento de identificação com foto e o comprovante de residência para ser vacinado”, explicou.

Quem não fizer o cadastro prévio poderá realizá-lo no momento em que comparecer à unidade de saúde, mas terá que aguardar um pouco mais para ser imunizado. “Já prevemos que no sábado (13), dia D da vacinação, a procura pela vacina será muito grande. Por isso, pedimos que todos façam este cadastro antecipado e evitem possíveis transtornos”, disse a superintendente.

PIONEIRO – O Paraná será o primeiro Estado das Américas a ofertar gratuitamente a vacina da dengue à população. Em Paranaguá (Litoral) e Assaí (norte do Estado), as doses estarão disponíveis a pessoas com idade entre 9 e 44 anos, 11 meses e 29 dias.

Nos outros 28 municípios prioritários, a vacinação será direcionada a jovens e adultos com idade entre 15 a 27 anos, 11 meses e 29 dias. A escolha deste grupo se baseou em um estudo epidemiológico da Secretaria da Saúde que apontou que 30% do total de casos de dengue do Estado ocorrem nesta faixa etária.

Como realizar o pré-cadastro:

1) Acesse o site vacinadengue.saude.pr.gov.br

2) Informe o município de residência, o número do RG, a data de nascimento e o código de verificação.

3) Na segunda página, preencha os demais dados pessoais e selecione o local onde gostaria de ser vacinado.

4) Após o final do cadastro, você receberá um email e uma mensagem no celular confirmando o registro.

5) Guarde o código enviado pelo sistema e o apresente no dia da vacinação.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS