21.7 C
Curitiba
terça-feira, 16 abril 2024

Paraná é bicampeão dos Jogos Escolares da Juventude

Pelo segundo ano consecutivo a delegação do Paraná conquistou os Jogos Escolares da Juventude – etapa 12 a 14 anos, que foi disputada em Curitiba de 12 e 21 de setembro. Foram 32 medalhas de ouro, 64 no total e pódios em 11 das 13 modalidades esportivas da competição.

A competição contou com recorde de participação, com 4.043 atletas de 26 estados, além de delegações de Curitiba e do Distrito Federal. Participaram dos jogos jovens revelações de 1.401 escolas públicas e privadas de 475 municípios brasileiros, bem como 523 técnicos, 166 dirigentes, 412 árbitros e 500 integrantes da organização e voluntários.

Além de incentivar a prática esportiva, revelar novos talentos e ajudar na divulgação de diferentes modalidades, os Jogos Escolares da Juventude também ajudaram a aquecer a economia do município. As competições trouxeram aproximadamente R$ 7 milhões em investimentos por meio de serviços, hospedagens, transporte e alimentação. Esta foi a segunda vez que Curitiba recebeu o evento. A primeira foi em 2011, com a etapa para atletas de 15 a 17 anos.

Maior competição esportiva estudantil da América do Sul, os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio da Estácio, Prefeitura de Curitiba e Governo do Paraná.

Curitiba

Outro destaque da competição foi o desempenho da delegação de Curitiba, que conquistou 13 medalhas, sendo campeão na dupla feminina de badminton, geral por equipes na ginástica rítmica, judô feminino e basquete feminino.

“É uma emoção muito grande poder representar a cidade e conquistar uma medalha em uma competição tão importante. É uma lembrança que levaremos para o resto da vida”, destacou Maria Eduarda Mello West, de 14 anos e atleta da equipe de basquete de Curitiba.

Por não representar um Estado, e desta forma não poder entrar na disputa geral da Categoria Especial, a delegação da cidade-sede participa dos Jogos Escolares com os estados que disputam a divisão de acesso da competição.

“Ficamos contentes com o desempenho da delegação de Curitiba, que conquistou medalhas, batalhou em cada partida e teve a oportunidade de interagir com outros atletas e competir em nível de igualdade com delegações estaduais”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

A segunda etapa dos Jogos Escolares da Juventude, destinada a atletas de 15 a 17 anos, será de 16 e 25 de novembro, em Brasília.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS