25.5 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Paraná Turismo participa do lançamento de selos em homenagem à Estrada de Ferro

O presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, participa nesta terça-feira (26) do lançamento, pelos Correios, da Emissão Especial Estrada de Ferro da Serra do Mar Paranaense. A solenidade será no saguão da Serra Verde Express, na Estação Ferroviária de Curitiba (Avenida Presidente Affonso Camargo, 330, Centro), às 19 horas.

Inaugurada em 2 de fevereiro de 1885, a ferrovia Curitiba – Paranaguá é um feito da engenharia do século 19 no Brasil. Atualmente é um dos mais interessantes passeios turísticos do Paraná, com trajeto que passa por reservas ecológicas da Serra do Mar, cachoeiras e antigas estações.

A ferrovia começou a ser construída em 1880 e visava ligar o Litoral a Curitiba, buscando o desenvolvimento da região e conectando o Porto de Paranaguá ao sul do Brasil. Foi uma das mais ousadas obras da época e um imenso desafio de engenharia. A execução do projeto contou com mais de 9 mil homens.

São 110 quilômetros de extensão, 14 túneis, 30 pontes e muitos viadutos. Destacam-se a Ponte São João, com 55 metros de altura, e o Viaduto Carvalho, ligado ao Túnel do Rochedo, assentado sobre cinco pilares de alvenaria na encosta da rocha.

SELOS – A emissão é composta por quatro selos que apresentam pontos percorridos na ferrovia Paranaguá-Curitiba. As técnicas usadas para a arte foram fotografia e computação gráfica. A tiragem é de 720 mil selos (180 mil de cada imagem), que podem ser adquiridos nas agências dos Correios, na loja virtual (www.correios.com.br/correiosonline) e na Central de Vendas a Distância (centralvendas@correios.com.br).

Serviço

Data: terça-feira (26)

Horário: 19 horas

Local: Saguão da Serra Verde Express, na Estação Ferroviária de Curitiba

Avenida Presidente Affonso Camargo, 330, Centro, Curitiba

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS