14.7 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Parque de Vila Velha recebe mais de 65 mil visitantes e é um dos favoritos

O Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, recebeu no ano passado 65.391 visitantes. A Unidade de Conservação pertencente ao Estado e grenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), se mantém como uma das principais atrações turísticas do Paraná.

Pesquisas realizadas durante o ano pela Paraná Projetos, que faz o gerenciamento de uso público do parque, confirmam que Vila Velha é uma das principais atrações turística da região, sendo um dos atrativos naturais mais visitadas no Estado, com médias anuais de 70 mil visitantes brasileiros e estrangeiros.

Para o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, a visitação nas unidades de conservação são importantes porque ressaltam preservação do meio ambiente. “O ser humano só preserva aquilo que conhece. O destaque que Vila Velha ganha entre os turistas é muito significativo, pois cada vez mais as pessoas passam a ter ciência da importância da natureza para a nossa existência”, afirmou.

MOTIVAÇÃO – Os Arenitos, as Furnas e a Lagoa Dourada continuam fazendo sucesso com os visitantes. Os dados da pesquisa são oriundos de respostas dadas voluntariamente pelos visitantes do local.

Segundo os mais de 1.300 turistas que responderam aos questionários de satisfação do parque, a principal motivação das visitas ao local é a vontade de ter um momento de lazer com a família e os amigos. Outros motivos apontados para a escolha são a possibilidade de entrar em contato com a natureza, respirar ar puro e ampliar conhecimentos sobre os Campos Gerais.

Os dados mostram que as formações de arenitos tradicionais do parque, como a Taça e o Camelo, são a atração preferida dos turistas, contabilizando o maior número de visitações e recebendo nota máxima de cerca de 60% dos visitantes.

A Unidade de Conservação, mostrou o levantamento, atrai público de todas as regiões, pois 30% dos visitantes é de Curitiba, 18% de Ponta Grossa, 25% de outros municípios do Paraná, 25% de outros estados do país e 2% de estrangeiros.

Para mais de 80% dos visitantes, os serviços oferecidos no local, como atendimento e transporte interno, são bons ou excelentes. Noventa e cinco por por cento dos turistas afirmaram aprovar o passeio e desejar voltar para conhecer todas as atrações do local.

APRIMORAR – Segundo o analista da Paraná Projetos, Cleberson Veiga, os resultados da pesquisa foram positivos, mas é preciso continuar investindo para que o padrão de qualidade continue crescendo. “Durante o ano, analisamos os dados dos questionários trimestralmente e trabalhamos para melhorar os pontos com menor aprovação. Dessa forma, garantimos a continuidade das visitas e melhora dos serviços prestados”, explica.

Para o ano de 2016, o plano é aprimorar ainda mais a pesquisa de satisfação e criar um novo centro de treinamento de funcionários para manter a qualidade de atendimento ao público. “A ideia é otimizar todos os serviços do parque para aumentar a satisfação dos visitantes da Unidade de Conservação”, diz Cleber.

O PARQUE – O Parque Estadual de Vila Velha foi criado em 1953, com a finalidade de conservar os campos nativos do Paraná e seu patrimônio geológico. Tombado pelo Departamento Histórico e Artístico do Estado do Paraná em 1966.

Com mais de três mil hectares de extensão, Vila Velha conta com diversos atrativos, como os Arenitos, Furnas e a Lagoa Dourada. Seu principal objetivo é preservar um dos únicos remanescentes da vegetação de campos do Paraná e as formações areníticas, proporcionando aos visitantes o contato direto com o meio ambiente.

Em sua fauna já foram encontradas muitas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção como o lobo-guará, bugio-ruivo, tamanduá-bandeira, jaguatirica e aves como a águia-cinzenta, papagaio-de-peito-roxo, galito, caminheiro-grande e noivinha-de-rabo-preto.

O parque conta com estrutura para recepção, orientação e deslocamento dos visitantes até as trilhas e atrativos. Todos os passeios são acompanhados por condutores treinados para atender o público.

A visita ao local é um aprendizado, segundo o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do IAP, Guilherme Vasconcellos. “Vale a pena conhecer uma das paisagens originais do nosso Estado, que hoje em dia é bastante ameaçada. É a oportunidade de ter o contato direto com a natureza em companhia da família e amigos. Um programa fantástico”, diz ele.

SERVIÇO:

Parque Estadual de Vila Velha

Localização: BR-376, km515 – Jardim Vila Velha, Ponta Grossa – Paraná

Horário de funcionamento: De quarta a segunda-feira e também nos feriados das 08h30 às 15h30.

Contato: (42) 3228-1539

Para mais informações acesse o site www.iap.pr.gov.br

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS