Petrobras reduz preços do diesel e da gasolina nas refinarias

A Petrobras anunciou a redução dos preços do diesel e da gasolina, nas refinarias, em 5,1% e 1,4% respectivamente. Os novos valores começam a ser aplicados a partir desta sexta-feira (27).

Pelos cálculos da estatal, se o ajuste for repassado integralmente ao consumidor final, o diesel pode cair 2,6% ou cerca de R$ 0,08 por litro e a gasolina, 0,4% ou R$ 0,02 por litro.

A redução nas refinarias não necessariamente chegará aos consumidores. A lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados. “Isso dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de combustíveis, especialmente distribuidoras e postos revendedores”, informou a Petrobras.

Política de preços

As mudanças anunciadas seguem a política de preços da estatal divulgada em outubro de 2016. A companhia reafirmou a intenção de rever os preços pelo menos uma vez a cada 30 dias, política que dá “a flexibilidade necessária para lidar com variáveis com alta volatilidade”.

Segundo a Petrobras, os novos preços mantêm a margem positiva em relação à paridade internacional. As alterações são resultado da valorização do real desde a última revisão de preços, de ajustes na competitividade da Petrobras no mercado interno e da redução dos preços dos derivados nos mercados internacionais, em particular do diesel, que registrou elevação de estoques por causa de inverno menos rigoroso do que o previsto no Hemisfério Norte, de acordo com a estatal.