22.8 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

PIB brasileiro cresce pelo sexto trimestre consecutivo

Pelo sexto trimestre consecutivo, o Brasil continuou a crescer. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados nesta sexta-feira (31). Na comparação entre o primeiro e o segundo trimestre do ano, o avanço foi de 0,2%. Frente a igual período do ano passado, a economia cresceu 1%.

Essas informações fazem parte das Contas Nacionais Trimestrais, a pesquisa do IBGE que calcula o Produto Interno Bruto (PIB). O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas pelo País em um determinado período e, apenas no segundo trimestre, ele foi equivalente a R$ 1,69 trilhão.

Na comparação entre o primeiro e o segundo semestre, a principal contribuição para esse desempenho foi o do setor de serviços, que colaborou com um avanço de 0,3%. Frente a igual período do ano passado, os destaques foram indústria (+1,2%) e serviços (+1,2%).

Consumo das famílias

Um dado importante para a economia, o consumo das famílias, também se manteve no campo positivo. Cresceu 1,7% frente ao segundo trimestre do ano passado e 0,1% comparado ao trimestre imediatamente anterior.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS