19.2 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

População volta a se exercitar no centro de esportes da Oswaldo Cruz

O prefeito Rafael Greca e o governador Beto Richa inauguraram nesta sexta-feira (9/3) o Centro de Esporte e Lazer (CEL) Dirceu Graeser, na Praça Oswaldo Cruz, no Centro. A unidade, maior espaço esportivo público do município, passou por uma reforma e retorna completamente revitalizada e com capacidade para atender até três mil pessoas por mês.

“Com grande alegria entregamos esse centro esportivo que promove a saúde e cultura. Uma unidade histórica de nossa cidade que ficou muito tempo parada, mas que retorna para a população com estrutura para garantir a prática de exercícios e bom uso”, disse o prefeito Rafael Greca.

Com investimento de R$ 3,9 milhões, provenientes da Caixa Econômica Federal, o espaço agora conta com piscina externa coberta e aquecida, antiga solicitação dos usuários. Também foi construída uma nova cobertura para o ginásio e colocado novo piso de madeira na quadra, nos vestiários, banheiros e nas salas de dança e musculação, além do investimento de R$ 400 mil na compra de equipamentos.

O governador Beto Richa ressaltou que o espaço é uma referência para o esporte em Curitiba. “Esta é uma inauguração que estava sendo muito aguardada pela população. O espaço ficou belíssimo e com certeza será muito bem utilizado para a prática de atividades esportivas, competições e festivais.”

Wiston Kister, que é morador da região, foi levar o neto para passear na praça. “Infelizmente esse espaço ficou abandonado por muitos anos, afastando as famílias da praça. Agora dá gosto vir passear com a família e encontrar pessoas praticando esporte e se divertindo”, disse ele.

Grace Regina Graeser, filha do cantor e apresentador Dirceu Graeser (1939-1983), que dá nome ao centro de esportes, participou da reabertura. “Meu pai ficaria muito feliz em ver a melhoria da estrutura, que irá permitir que cada vez mais pessoas pratiquem esportes e tenham uma vida mais saudável.”

 

[ads1]

 

Atividades

A piscina foi aberta com uma competição de natação de integrantes do Corpo de Bombeiros e apresentação de nado sincronizado com atletas mirins da UTFPR. No ginásio poliesportivo foi realizado desfile de atletas beneficiários da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte e apresentações de ginástica rítmica com atletas do Clube Agir e de kung fu do grupo Kung Fu Shaolin do Norte.

A atleta Barbara de Kassia Godoy, campeã brasileira de ginástica rítmica e medalha de bronze no Pan-Americano, destacou a importância do espaço voltar a promover atividades sistemática. “Comecei meus treinamentos na ginástica rítmica neste ginásio. Foi aqui que o esporte entrou na minha vida e tenho certeza que muitas crianças também terão essa oportunidade com essa reinauguração.”

Em fevereiro a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) abriu inscrições para as atividades de natação, pólo aquático, ginástica e alongamento. Em março serão abertas atividades de xadrez e na sequência de esportes coletivos.

“Abrimos 1.250 inscrições nesse primeiro momento e logo iremos ampliar as vagas com novas modalidades, buscando atender diferentes públicos neste que é um dos mais simbólicos espaços esportivos de Curitiba”, afirmou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS