Por que eu não consigo dizer “NÃO”?

Quantas vezes você já se pegou repetindo esta frase: “Eu não consigo dizer NÃO!”?

Parece pura ironia, mas você acabou de dizer “não”, ao afirmar “eu não consigo”.

Dentro do nosso contexto de vida, de todas as experiências das quais já vivenciamos um dia, do conjunto de nossas crenças limitantes. Lá atrás, em algum momento você aprendeu que não deveria dizer “não”, você aprendeu que para ser bem quisto pelas pessoas, você deveria agradar, fazendo lhes suas vontades. Este seu comportamento foi reforçado ao passar do tempo e hoje virou um hábito. Quando você percebe, de novo você fez pelo outro e ficou angustiada. Você deu o “sim” ao outro e ficou com o “não” para você.

E quanto a você? Quem lhe agrada? Quem diz “sim” a tudo o que você deseja?

Você consegue dar uma resposta racional a esta simples pergunta?

Este questionamento que você acabou de ler no título e te trouxe até este momento da leitura, salienta a sua necessidade de mudar. Mostra o quanto angustiado(a) você se encontra por dizer “sim, sim, sim” e cada vez mais “nãos” para você mesmo.

Até que ponto vale a pena tudo pelos outros e nada por si próprio?

Devemos sim, sermos flexíveis, resilientes, empáticos… dê o nome que você queira dar. Tudo isto é verdade, devemos prezar pelo bom convívio com os demais, porém, em hipótese alguma, devemos ter ações que nos angustiem.

A vida é dinâmica, ela não é estática, e você pode mudar este cenário.

É hora de sacudir a poeira, olhar para si mesmo e se posicionar mais na vida, pois, as pessoas fazem conosco exatamente aquilo que nós permitimos.

Responda sinceramente: Você está Feliz com o seu “EU”? Com esta pessoa que você se tornou, de tanto querer e se esforçar para agradar o outro?

É a hora do BASTA!

Aproveite o feriado, o final de semana, o fim da tarde… seja o que for… tire um momento só para você, veja quantas coisas você permitiu que fizessem com você e perceba que foram exatamente essas coisas que te transformaram na pessoa que você é hoje. Faça uma lista de momentos que você cedeu, que você se esforçou pelo outro, de momentos que você abriu mão do seu desejo para agradar o outro e responda sinceramente: Valeu a Pena?

Uma ótima reflexão para você!

Diretora técnica da Conecta Vitta Clinic, Psicóloga Clínica, Hospitalar e Organizacional, Coach de Emagrecimento e de Relacionamento.