22.8 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Praça Rui Barbosa receberá as celebrações pelo Dia do Soldado

A Praça Rui Barbosa, no Centro, será o endereço das celebrações pelo Dia do Soldado em Curitiba. Os eventos serão realizados nos dias 24 (sexta-feira) e 25 (sábado) de agosto, data da homenagem anual aos soldados e do nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro.

A definição do local do evento, antes realizado no Pinheirinho, foi divulgada nesta terça-feira (7/8), no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), em reunião do prefeito Rafael Greca com o comandante da 5ª Região Militar, general de Brigada Aléssio Oliveira da Silva.

“Na Praça Rui Barbosa, que já foi sede do Comando da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão do Exército, vamos celebrar o Dia do Soldado em dois dias de eventos, com várias atrações”, afirmou o prefeito.

De acordo com o comandante da 5ª Região Militar, serão montadas exposições fotográficas e de veículos do Exército, entre eles blindados, e haverá demonstrações de cães treinados para o emprego militar, entre outras atividades. “Será um evento interativo para a participação de cidadãos de todas as idades”, explicou o general.

Nos dois dias, as comemorações serão realizadas das 9h às 17h. A abertura, na sexta-feira, terá hasteamento das bandeiras nacional, de Curitiba e do Paraná e apresentações da Banda do Exército e da Banda Lyra.

Como estrutura de apoio haverá food trucks e atividades de lazer da Prefeitura, com a participação de crianças que integram o projeto Linhas do Conhecimento.

Heróis da Lapa

A 5ª Região Militar recebeu a denominação histórica de Região Heróis da Lapa, em 21 de julho de 1989. Conta com 18.000 militares da ativa, tendo sob sua responsabilidade 53 Organizações Militares, 20 Tiros de Guerra e 36 Delegacias do Serviço Militar. É responsável pelo apoio logístico, territorial, administrativo e de pessoal do Exército nos Estados do Paraná e de Santa Catarina.

O general de Brigada Aléssio Oliveira da Silva é o comandante da 5ª Região Militar e assumiu o posto em 31 de março de 2016. Ele é da arma da Artilharia, da turma de 1986 da Academia Militar das Agulhas Negras. Já havia passado por Curitiba de 1995 a 1997, como capitão no 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado 5º GAC/AP, no Boqueirão.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS