14.2 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Prazo para inscrições no Enem termina nesta sexta-feira (18)

As inscrições para o Exame Nacional de Ensino Médio, o Enem de 2018, estão abertas até esta sexta-feira (18) pela internet. Termina no dia 18 de maio também o prazo para alteração de dados cadastrais, solicitação de mudança no município de provas, de opção de língua estrangeira, atendimento especial e envio de laudo médico, declaração ou parecer.

Para fazer a inscrição, o candidato deve informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade. Além disso, é obrigatório informar um endereço de e-mail único, além de um número de celular válido.

Segundo a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, o candidato deve ficar atento em memorizar a senha, afinal, ela será usada em todo o processo, principalmente para consultar os resultados individuais na Página do Participante.

“É importante ressaltar que esta senha será a senha definitiva do participante do Enem 2018. Ele caminha com esta senha no aplicativo, para fazer qualquer tipo de consulta, inclusive até o Sisu. É uma senha extremamente importante. O candidato deve ser orientado a preservá-la.”

Outro ponto importante é que ter a isenção da taxa de inscrição aprovada não quer dizer que a inscrição foi feita automaticamente. A participação só é confirmada com a mensagem “Inscrição Concluída com Sucesso”, para quem tem direito à isenção.

Já para aqueles participantes que forem pagar, o final da inscrição é acompanhado da frase “Inscrição aguardando o pagamento da GRU”. Esse pagamento da taxa deve ser feito até 23 de maio.

De acordo com o Ministro da Educação, Rossieli Soares, o Exame Nacional do Ensino Médio completa 20 anos em 2018 e traz novidades para esta edição. Segundo ele, o tempo de realização do segundo dia de provas foi ampliado: os candidatos terão cinco horas para resolver as questões de Ciências da Natureza e Matemática. Outra mudança é que, pela primeira vez, quem fez o pedido de isenção precisa também se inscrever no exame até 18 de maio.

“Nós temos buscado melhorar efetivamente o Enem em todas as suas dimensões, desde aspectos de segurança até aspectos de aplicação, conforto para os próprios alunos, mudanças relevantes como aplicar o Enem em dois domingos num processo de escolha feita pela sociedade, com o aumento do tempo nesta edição de 2018, agora, para aplicação de Matemática, que também era algo que tem sido solicitado pelos participantes do Enem.”

É válido ressaltar que o Enem aceita candidaturas de qualquer pessoa, mas somente os inscritos que tiverem 18 anos ou mais, além de já terem completado o Ensino Médio, poderão usar a nota para concorrer a vagas no ensino superior. Caso contrário, participam do exame como treineiros.

Uma das principais finalidades do exame é ser uma das ferramentas de acesso ao Ensino Superior, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Mas é também por meio do Enem que os candidatos podem concorrer a vagas do Programa Universidade para Todos, o ProUni e do Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies.

Lembrando que no momento da inscrição, os candidatos precisam indicar se necessitam de atendimento específico ou especializado para o dia das provas.

O exame vai ocorrer em dois domingos consecutivos: 4 e 11 de novembro. Os candidatos precisam levar o documento de identificação com foto, como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Passaporte, Certificado de Reservista ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS