A Prevenção da Doença Renal começa na Infância

No dia 10 de março de 2016 será comemorado O Dia Mundial do Rim, um evento anual, criado pela Sociedade Internacional de Nefrologia e a Federação Internacional de Fundações do Rim, que reúne milhões de pessoas em mais de 150 países para conscientizar sobre a saúde dos rins. Há 11 anos, no Brasil e no mundo, inúmeros eventos são organizados para educar e alertar a população principalmente sobre a importância da Prevenção da Doença Renal, para reduzir a frequência, o impacto e os problemas associados à doença.

Mais de 10% da população mundial apresenta algum tipo de disfunção renal. Os números mais recentes mostram que a previsão é um aumento de 17% para a próxima década e que a Doença Renal já é reconhecida como um problema global de saúde pública.

Educação precoce!

O tema da Campanha 2016, “A Prevenção da Doença Renal começa na Infância” ressalta a importância da educação precoce para diminuir as chances de desenvolvimento da doença renal mais tarde e sobre a construção de futuras gerações mais saudáveis! É essencial orientar sobre a alimentação e a prática de exercícios, principalmente porque a Hipertensão, Diabetes e a Obesidade são enfermidades que podem ocasionar a perda da função renal.  A equipe do Dia Mundial do Rim acredita que é importante sensibilizar o público em geral sobre esta questão, incluindo os adolescentes que já podem estar em risco.

É essencial incentivar e facilitar a educação, a detecção precoce e um estilo de vida saudável desde o nascimento para evitar danos aos rins, como a lesão renal aguda, insuficiência renal crônica e para tratar as crianças com distúrbios congênitos ou doenças hereditárias neste órgão.

Assim, neste 11º ano de campanha, vamos unir forças para informar pais, cuidadores, pacientes jovens, políticos e o público em geral sobre a importância da detecção e o tratamento das doenças renais na infância.

CONVITE: Participe desta ação! Comemore o Dia Mundial do Rim com a Pró-Renal!

Comemore o Dia Mundial do Rim com a Pró-Renal!

No Dia Mundial do Rim, “Movimente-se”!

Na semana de comemoração ao Dia Mundial do Rim, convidamos toda a sociedade civil, governo, profissionais da saúde, pais, cuidadores, educadores para multiplicar a ideia da ação “mova seus pés” e para encorajar crianças, amigos, esportistas, colegas de trabalho e alunos das academias a fazerem o mesmo.

Este é um gesto simbólico que reforça a prática regular de exercícios físicos com o objetivo de manter e/ou reduzir a pressão arterial e a obesidade, duas das principais causas da Doença Renal. Agora é o momento de tornar as pessoas mais conscientes sobre suas escolhas de estilo de vida, sobre os riscos desta doença, como prevenir e como tratá-la a tempo.

  • Nas Redes Sociais

Registre uma foto ao praticar algum exercício físico, ao dançar ou outro movimento, marque a Fundação Pró-Renal e escreva:

#DiaMundialdoRim #WorldKidneyDay #Prevenção #Pratiqueexercícios #Movimentese #CuidedosseusRins #Hipertensão #Diabetes #Obesidade #DoençaRenal #FundaçãoProRenal

Compartilhe na página do Facebook da Fundação Pró-Renal, na página do World Kidney Day e do Dia Mundial do Rim! Se você não tem acesso ao Facebook, envie sua foto por e-mail para o email:  comunicacao@pro-renal.org.br

PARTICIPE!!

Fonte: Fundação Pró-Renal