Primavera e Medicina Chinesa Aceitação e Flexibilidade

Ah… A Primavera! Estação das cores, flores e amores, inicia no dia 22 de setembro!

E a palavra é Aceitação, que é bem diferente de conformismo, no conformismo há desistência, na aceitação há compreensão e vontade, há cultivo de sabedoria e coragem para trabalhar o que precisar.

Na Medicina Chinesa o Movimento da Madeira está relacionado com a Primavera, com a geração de vida, crescimento e florescimento. Representa a criatividade e capacidade de mudar. E para mudar é necessário flexibilidade e coragem, a flexibilidade nos permite gerar novas situações e soluções.

Tem relação também com a saúde do Fígado, Vesícula Biliar, músculos, tendões e olhos. Ascende o Qi (energia vital), e o aspecto mental é a benevolência.

Dicas:
1. Utilize sua energia e a energia desse momento para realizar seus projetos e não para ficar julgando ou se irritando com as escolhas dos outros e situações.
2. É tempo de liberar o velho. É época de nascimento e prosperidade. Permitir que a aspiração do desejo nasça, andar no quintal, absorver o calor do sol e relaxar o corpo. Viver e deixar viver. Conceber e não tirar, recompensar e não punir.
3. Confiar na própria intuição, paciência e compreensão no tempo de desenvolvimento de cada um e cada coisa. Estar em harmonia com a vida e escolhas das outras pessoas.
4. Se proteja do vento, não se exponha ao vento com os cabelos molhados, e se tomar “friagem”, ao chegar em casa tome um banho quente e/ou faça escalda pés.
5. Uma árvore rígida demais se quebra com o vento. Seja como o bambu, que graças a sua flexibilidade não se quebra com o vento, depois que o vendaval passa, volta intacto à posição original.

“Não há de ser forte. Há de ser flexível”.

Dicas alimentação:
Água com limão, brotos e germinados, frutas (morango, melancia, amora), pequenas e grandes folhas verde escuras (espinafre, agrião, rúcula, almeirão, escarola, salsa, cebolinha, hortelã), aveia, cenoura, beterraba.

Dica de ponto:
F3 (taichong): ponto que atua na cura de Fígado e Vesícula Biliar, músculos, tendões e olhos. Melhora a criatividade, capacidade de planejamento e estratégias, coragem, flexibilidade, raciocínio, tomada de decisões e aceitação, impulso para construir e agir.

“A nossa forma de agir com a vida é a maneira exata que a vida agirá conosco.”

Terapeuta acupunturista e proprietária da Estação de Arte e Cura Sereni Gayatri, com o propósito de amparar sua jornada e elevar a consciência.