23.8 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Programação pelo Dia do Quadrinho Nacional começa nesta sexta-feira

A Gibiteca de Curitiba terá uma programação especial para a comemoração do Dia do Quadrinho Nacional, celebrado no dia 30 de janeiro. A programação começa nesta sexta-feira (27), às 19h, com um bate-papo sobre a produção local. As atrações continuam em fevereiro com a abertura de exposições e atrações como o Jogarta, evento de jogos de tabuleiro, estratégia, cartas e RPGs.

Nesta sexta, na Gibiteca, quadrinistas, ilustradores, roteiristas, caricaturistas, animadores, gamers vão debater com editores e profissionais da área as novas possibilidades da produção local. Na pauta, a criação recorde de 45 revistas em quadrinhos curitibanas publicadas em 2016 e as possibilidades de produção, lançamento e distribuição.

Participaram da discussão “feras” como o quadrinista Fulvio Pacheco, coordenador da Gibiteca, os empresários Mitie Taketani, dona da loja Itiban, Marcelo Amado, da Editora Mondo Estronho e Marcelo Oliveira, da UCM Comics, e o diretor de ação cultural da Fundação Cultural de Curitiba, Beto Lanza.

“Cada evento tem uma temática e neste ano o tema será a publicação e distribuição dos quadrinhos curitibanos”, conta Pacheco. “É um momento em os quadrinistas, que trabalham de forma individual, saem de seus estúdios para compartilhar técnicas e experiências.”

Exposições

Duas exposições completam a programação: A Fabulosa Galeria de Personagens de Curitiba, que retrata a história de quadrinistas como Alceu Chichorro, chargista e escritor criador do personagem Chico Fumaça.

Outro grande artista curitibano, presente nesta Fabulosa Galeria é Poty Lazarotto, com o personagem Homem Relâmpago. Desenhista, gravurista, ilustrador e ceramista, Poty tem a sua arte registrada na cidade de Curitiba, em painéis, murais e esculturas. “Poty é um dos artistas mais conhecidos e influentes da nossa cidade. Para esta exposição trouxemos Haroldo, o Homem Relâmpago, primeiro personagem de Poty, criado quando ele tinha apenas 14 anos”, conta Pacheco.

Outra exposição é a 3ª Edição da BD Marginal, quadrinhos de língua portuguesa, reunidos no Concurso Internacional de Banda Desenhada (BD).

Programação:

De 1 a 12 de fevereiro

A Fabulosa Galeria de Personagens de Curitiba
A exposição em formato de álbum de figurinhas acontece no Espaço de Exposição do Shopping Jardim das Américas e traça um panorama cronológico das histórias em quadrinhos de Curitiba através de seus personagens. Começa com o Chico Fumaça (1926) de autoria de Alceu Chichorro, passa por Poty Lazarotto (Homem Relâmpago), Claudio Seto (Maria Erótica), Marcia D´Haese (Smilinguido), Fulvio Pacheco (Marcozinho de Tako X, Loira Fantasma); Marcos Vaz (Curitibinha), num total de 65 personagens.


De 24 de fevereiro a 9 de abril

BD – Avenida Marginal, na Sala de Exposição da Gibiteca de Curitiba. São quadrinhos de países de língua portuguesa reunidos no Concurso Internacional de Banda Desenhada (BD) ou Histórias em Quadrinhos (HQ).
A mostra, que chega a sua terceira edição, é uma iniciativa que fomenta a criatividade e o intercâmbio cultural.


25 de fevereiro

Jogarta – Sexta edição do evento de jogos de tabuleiro, estratégia, cartas e RPGs na Gibiteca de Curitiba, das 13h30 às 18h.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS