Projeto Ciclolazer terá carnaval infantil adaptado para crianças com deficiência

Curitiba será palco da primeira matinê inclusiva de Carnaval na tarde deste domingo (31), com atividades e equipamentos preparados para divertir crianças com e sem deficiência em um mesmo espaço. O Carnaval Infantil Inclusivo, que terá início às 14 horas, faz parte da programação deste fim de semana do Ciclolazer, projeto da Prefeitura de Curitiba que converte parte da Avenida Cândido de Abreu e a Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, em um grande espaço de lazer, recreação e educação para o trânsito.

“Este evento visa tornar nossos projetos cada vez mais acessíveis e inclusivos. Isso é fundamental para a construção de uma cidade mais humana e inclusiva”, diz o diretor do Departamento de Lazer da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Fabiano Brusamolin.

A animação da matinê ficará por conta da Companhia de Palhaços Doce, Azedo e Ahã, e será embalada por uma trilha sonora composta de músicas de Carnaval e marchinhas. Recreadores irão colorir a criançada com pintura de rosto e máscaras, e confetes e serpentinas devem completar a folia.

O Ciclolazer terá banheiros químicos adaptados, que oferecem acessibilidade inclusive para usuários de cadeira de rodas.

A iniciativa do Carnaval Infantil Inclusivo integrado ao Ciclolazer é uma iniciativa da Smelj e do Instituto Pró-Cidadania (IPCC), em parceria com a LIA — Lazer, Inclusão e Acessibilidade — associação de mães de crianças com deficiência. “Esses eventos são de extrema importância, pois, através de momentos alegres, de diversão, conseguimos gerar dentro do coração de cada um que participa o verdadeiro sentimento de inclusão, sem pena e com alegria, pois criança é tudo igual”, destaca Shirley Ordonio, presidente da LIA.

Sobre o Ciclolazer

O Ciclolazer é uma ação do Programa Cicloatividade, realizado pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, em parceria com o IPCC – Instituto Pró Cidadania de Curitiba. Organizado todos os domingos, das 8 às 16 horas, no Centro Cívico de Curitiba, o projeto conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Secretaria de Trânsito.

Durante seu funcionamento, três faixas de rolagem da Avenida Cândido de Abreu e outras vias da região são fechadas ao trânsito de veículos motorizados. O circuito une o Passeio Público à Praça Nossa Senhora de Salete, fazendo a interligação com as ciclovias da Região Norte da Cidade.

Na Praça Nossa Senhora de Salete, são realizadas diversas atividades recreativas para toda a família, como por exemplo jogos de tabuleiro, jogos gigantes, slackline, cama elástica, montagem de Lego, além de aulas de patinação e skate em parceira com outras instituições.

Durante este projeto, a exemplo do Carnaval Infantil Inclusivo, também são realizadas atividades esporádicas em parceria com diversas instituições e ONGs, como associações de mães de crianças especiais, programas de apoio às pessoas com deficiência, academias, escolas de dança, zumba, organizações protetoras de animais, Conselhos Regionais de Farmácia e de Educação Física e Secretaria Municipal de Saúde.