13.9 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Quais são os maiores vencedores estaduais do país?

Abrindo o calendário esportivo do futebol brasileiro, os campeonatos estaduais mexem com as emoções dos torcedores por todo o Brasil. Com a proximidade do pontapé inicial, as rivalidades afloram e todos ficam de olho nas hegemonias locais. Iniciar o ano gritando “É campeão” é o desejo de todos os clubes.

Maior vencedor estadual do Brasil, o ABC de Natal sabe bem o que é começar a temporada comemorando um título. Com 52 conquistas no Campeonato Potiguar, o ABC é líder isolado com seis a mais do que o Bahia, no Campeonato Baiano. Na cola do Tricolor baiano, Paysandu-PA e Rio Branco-AC têm 45 canecos. Empatados, Internacional e Ceará faturaram o título 44 vezes em seus respectivos estados. Confira a lista abaixo:

10 maiores vencedores estaduais: 

1 – ABC-RN (52 títulos)

2 – Bahia-BA (46 títulos)

3 – Paysandu-PA (45 títulos)

     Rio Branco – AC (45 títulos)

5 – Remo-PA (44 títulos)

     Internacional-RS (44 títulos)

7 – Ceará-CE (43 títulos)

     Atlético-MG (43 títulos)

     Nacional – AM (43 títulos)*

10 – Fortaleza-CE (40 títulos)

       Sport-PE (40 títulos)

Decacampeão 

Além de ser o líder do ranking, o ABC, junto com o América-MG, detém outro recorde: clubes com mais títulos estaduais consecutivos. Os dois times obtiveram a marca de dez conquistas seguidas. O feito do ABC foi alcançado entre os anos 1932 e 1941. Já o Coelho dominou o Mineiro entre 1916 e 1925.

Rivalidade em alta no Pará

A briga mais acirrada pela hegemonia do estado é no Pará. Com apenas um título a menos que o líder Paysandu, o Remo é o atual bicampeão paraense e, em 2016, vai em busca do tricampeonato para igualar o número de títulos de seu maior rival.

números retirados nos sites oficiais dos clubes

*número retirado no site oficial da Federação Amazonense de Futebol

MAIS SOBRE ESTADUAIS:

Ba-Vi: briga por título e artilharia em 2016

CBF
CBF
 

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS