22.8 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Rua da Matriz vai ganhar Sacolão da Família com produtos da Região Metropolitana

O prefeito Rafael Greca participou das celebrações dos 20 anos da Rua da Cidadania da Regional Matriz, na Praça Rui Barbosa, na tarde desta segunda-feira (15/05). O espaço foi construído no último ano da primeira gestão de Greca, em 1996, e inaugurado pelo seu sucessor, Cássio Taniguchi.

“A Rua da Cidadania está fazendo 20 anos e vou reanimá-la, transformando-a num mercado de orgânicos, num espaço de compra e vendas de alimentos do mercado comum metropolitano”, disse o prefeito. “A Rua da Cidadania da Matriz é o nosso mercado central, o lugar de encontro das famílias.”

A criação desse novo espaço de compras, chamado Sacolão da Família, foi uma das novidades anunciadas no aniversário da Rua da Cidadania. Ele irá se somar aos já existentes, e bastante frequentados, Restaurante Popular e Armazém da Famílias que funcionam no equipamento. Serão 104 metros quadrados onde os produtores rurais da Região Metropolitana de Curitiba poderão comercializar frutas e hortaliças. A previsão é de que o sacolão comece a funcionar no segundo semestre deste ano.

Cultura
Outras novidades vêm da área cultural. Nesta segunda-feira começou a funcionar o Cine-Teatro de Bolso, que funcionará no auditório da unidade. Estudantes das escolas municipais, que participam do projeto Linhas do Conhecimento, vão poder assistir apresentações culturais no Cine-Teatro de Bolso.

Todas as quartas-feiras, às 12h, haverá o projeto Música na Matriz, que conta com a parceria da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

Homenagens
Durante as comemorações foram entregues homenagens a pessoas de destaque e que fazem parte da história da Regional da Matriz. Entre os homenageados estava a presidente da Academia Paranaense de Letras, e do Centro Paranaense Feminino de Cultura, Chlorís Casagrande Justen, de 93 anos.

Esoraide da Silva, uma das permissionárias mais antigas dos quiosques da Rua da Cidadania, também recebeu uma medalha de “Pérola da Matriz”. Ao ser cumprimentada pelo prefeito Rafael Greca fez questão de mostrar as fotos feitas há 20 anos. As imagens mostram Rafael Greca com a neta de Esoraide, Daiane Carolina dos Santos, 4 anos na época. “Fiz questão de mostrar as fotos para o prefeito. Hoje minha neta estuda Direito”, contou a comerciante.

Além delas, foram contemplados com a medalha Seizo Watanabe, tintureiro de 91 anos; Judith Correa de Araújo, 86 anos, assistente Social; Cleo Busato, escritora e atriz; Marcio Tancon, funcionário mais antigo da Rua da Matriz; e Luiz Fernando de Souza Simões, supervisor dos Zeladores Urbanos.

O prefeito também acompanhou apresentações musicais do Grupo de Sinos da Igreja Adventista do 7º Dia, conversou com comerciantes e checou o projeto-piloto de food-trucks testado nesta segunda-feira na Praça Rui Barbosa.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS