Ruas da Cidadania têm novo serviço público com autoatendimento do Detran

O prefeito Rafael Greca e o governador Beto Richa inauguraram, nesta terça-feira (23/5), o primeiro terminal de autoatendimento do Detran (Departamento de Trânsito do Paraná) das Ruas da Cidadania de Curitiba. O primeiro toten começou a funcionar na Rua da Cidadania do Pinheirinho.

As outras nove Ruas da Cidadania irão ganhar o mesmo equipamento, que dá acesso a 20 serviços de habilitação de trânsito e de veículos, além de seis funcionalidades da Copel e pagamento de taxas. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Paraná.

“A cidade melhora quando os serviços públicos se aproximam do povo. Foi esta ideia que me moveu 20 anos atrás, quando criei esta Rua de Cidadania”, disse o prefeito Rafael Greca. “Com esse toten do Detran e da Copel melhora ainda mais os serviços aqui oferecidos, queremos multiplicar cada vez mais os serviços públicos municipais”, afirmou o prefeito.

Greca também lembrou da importância de servir bem à população e de recuperar a situação financeira da Prefeitura. “Está em votação na Câmara o Plano de Recuperação de Curitiba. É também um grande trabalho de garantia do serviço público municipal”, explicou.

Facilidades

O governador Beto Richa afirmou que os totens instalados ajudam a descentralizar os serviços do Detran e da Copel. “Temos expandido os serviços do Detran para facilitar a vida do cidadão. A descentralização e a tecnologia já retiraram milhares de pessoas dos balcões do Detran”, disse Beto Richa.

Os serviços do Detran incluem o agendamento de exames e cursos de reciclagem; 2ª Via da CNH e licenciamento; cancelamento de agendamento do curso de reciclagem; solicitação de carteira de habilitação definitiva; consulta de resultado de exame, envio CNH e licenciamento; emissão de guia de multa, extrato de débitos e multas pagas; emissão de guia de reteste de exames.

Também poderão ser feitos pagamentos de multas, de guias de habilitação, veículos e licenciamento; solicitação da permissão internacional para dirigir (PID); consulta de pontuação da CNH e a renovação do documento de habilitação.

Já na área da Copel, os consumidores terão acesso a alteração de dados cadastrais, consulta de débitos, levantamento de histórico de consumo, impressão da segunda via da conta – e ainda solicitar a religação do imóvel à rede elétrica.

O diretor-geral do Detran, Marcos Traad, afirmou a instalação dos terminais de autoatendimento nas Ruas da Cidadania representa uma facilidade para a população. “É um dia de real importância para o atendimento melhor a todos os cidadãos curitibanos que passam por aqui, pela Rua da Cidadania do Pinheirinho. É uma comodidade maior ao cidadão, que não precisa mais ir até ao Detran”, definiu.

O morador Eber Luiz já utilizou os serviços de autoatendimento do Detran no primeiro dia de funcionamento do equipamento. “Tirei o extrato de multas do meu veículo e funcionou bem. Não tive nenhum problema ou dificuldade. Vai facilitar bastante para gente”, contou.