16.9 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Sábado tem coleta de lixo eletrônico no Parque Barigui. Veja o que levar

Neste sábado (9/6), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap-PR) farão recolhimento de lixo eletrônico no Parque Barigui, no estacionamento da BR-277.

Podem ser entregues no local monitores antigos, computadores, aparelhos de telefonia celular, televisores, câmeras fotográficas e impressoras. Os equipamentos inutilizáveis serão recolhidos e descartados corretamente para não prejudicar o meio ambiente.

A ação acontece anualmente e faz parte da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, conforme estabelecido pela Organização das Nações Unidas.

Logística reversa

Pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, os fabricantes de equipamentos deveriam fazer a logística reversa, ou seja, recolher seus produtos sem uso para retirá-los do meio ambiente, uma vez que eles podem liberar substâncias contaminantes para o solo e lençóis freáticos.

“Essa é a orientação que sempre procuramos dar ao cidadão, mas nem sempre as empresas conseguem atender”, explica a gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leila Maria Zem.

Por isso, além das ações de que o município participa, como a de sábado, as equipes da coleta seletiva recolhem até uma unidade destes tipos de equipamentos.

Opções

Além dos serviços de coleta dos resíduos comuns e recicláveis domiciliares, a cidade oferece o recolhimento de resíduos tóxicos, como lâmpadas, toners de impressão, restos de tintas, pilhas, baterias, medicamentos vencidos.

Os caminhões ficam uma vez por mês próximos de algum terminal de ônibus da cidade. Confira o calendário no site da Prefeitura para saber quando acontece o recolhimento perto da sua casa ou trabalho.

 


 

Serviço: Coleta de lixo eletrônico no Parque Barigui
Data: 9/6 (sábado)
Horário: das 9h às 17h
Local: Parque Barigui – próximo ao estacionamento da BR-277

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS