22.8 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Samba, rock e zumbis estão na programação de cinco dias de Carnaval em Curitiba

Depois do sucesso do Pré-Carnaval de Curitiba, agora chegou a vez dos blocos, das escolas de samba, dos zumbis e dos shows de rock ocuparem as ruas da cidade, que já começa a ser preparada para receber o público.

O desfile da Marechal Deodoro acontece no sábado (6) a partir das 18 horas, primeiro com os blocos e depois com as escolas de samba. O acesso às arquibancadas, que serão montadas entre as ruas Barão do Rio Branco e Marechal Floriano, será gratuito.

“A volta dos desfiles para a Marechal era uma demanda de anos das escolas de samba, e que tem se mostrado muito exitosa. Houve aumento de público nos últimos anos, mostrando que a cidade abraça o evento”, afirma Marcos Cordiolli, presidente da Fundação Cultural de Curitiba. Ele lembra também que o Carnaval local fortalece as Regionais do município, já que é construído a partir dos bairros da cidade.


DESFILE

Blocos

O desfile começa às 18 horas, com o bloco Afoxé, que reúne integrantes dos terreiros de umbanda e candomblé de Curitiba. A canção deste ano é intitulada “Egbe Aye Afoxé Omo Ijexá”. Há mais de 20 anos o Afoxé é responsável por fazer o ritual de “purificação” da avenida, garantindo bons fluidos para a festa.

Em seguida, às 18h30, vêm o bloco Unidos de Judá e o Derrepent, às 19h, que homenageia a dupla caipira Belarmino e Gabriela. Às 19h30, desfila o tradicional Rancho das Flores, formado por idosos que participam dos grupos de convivência da Fundação de Ação Social (FAS).

Escolas de samba

Às 20h55 começam os desfiles das escolas do grupo Acesso, com a Império Real de Colombo, e às 21h45 a escola Imperatriz da Liberdade.

Os desfiles do grupo Especial acontecem a partir das 22h40, começando com a escola Internautas. Depois vêm os Embaixadores da Alegria (23h45) e em seguida, 0h55, a escola Leões da Mocidade.

A vice-campeã de 2014, a Acadêmicos da Realeza, ocupa a Marechal à 1h55. Por fim, a bicampeã do carnaval curitibano, a Mocidade Azul, fecha o desfile às 3h. A ordem dos desfiles respeita os resultados do Carnaval 2014.

Resultado

A apuração das notas dos desfiles das Escolas de Samba será já no domingo (7), no Memorial de Curitiba, a partir das 15 horas. A última colocada do Grupo A será rebaixada para o Grupo B em 2017. Já a escola de samba campeã do Grupo B terá garantido o acesso ao Grupo A no ano que vem.

Os quesitos avaliados pelos jurados serão bateria, fantasia, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, alegorias e adereços, samba enredo, harmonia, enredo, conjunto e baianas. As escolas do grupo A devem ter no mínimo 230 integrantes e as do grupo B, 160. O regulamento foi aprovado em dezembro pela Comissão de Carnaval e pelas escolas de samba.

Infraestrutura

A Marechal Deodoro está sendo preparada para receber o público que irá ao desfile das escolas de samba. A infraestrutura envolve arquibancadas, equipamentos de som e iluminação, banheiros químicos e barracas de alimentação. Os acessos poderão ser feitos pelas ruas Barão do Rio Branco, Monsenhor Celso e Avenida Marechal Floriano.

O acesso do público às arquibancadas será gratuito. Serão 3 mil lugares, sendo 300 reservados a idosos, deficientes físicos e gestantes. As arquibancadas serão montadas no lado esquerdo da pista (considerando o sentido dos carros). Serão instalados 100 banheiros químicos, ao longo do trecho do desfile (entre a Rua Barão do Rio Branco e Avenida Marechal Floriano) e também nas áreas de concentração e dispersão das escolas.

Barracas para venda de alimentos e bebidas (água, refrigerantes e cervejas) atenderão na Rua Monsenhor Celso (entre a XV de Novembro e a José Loureiro). Também foram definidos pontos de vendedores ambulantes. Técnicos da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Urbanismo atuarão na fiscalização.

Ambulâncias estarão posicionadas em pontos estratégicos para atendimento médico de emergência. O policiamento será realizado com efetivos da Polícia Militar e da Guarda Municipal. O Corpo de Bombeiros também estará presente.

Trânsito

Em razão do desfile, haverá bloqueio total da pista da Marechal Deodoro a partir das 14 horas, no trecho entre as ruas Tibagi e Westphalen. Agentes da Setran estarão no local para orientar o trânsito. Os ônibus que atendem a região funcionarão normalmente no fim de semana, com pequenos ajustes de rota, caso necessário. As linhas que transitam pela Marechal Deodoro serão desviadas para rotas próximas.


ROCK CARNIVAL

Neste sábado (6), domingo (7) e segunda-feira (8), o Curitiba Rock Carnival novamente tomará conta do estacionamento da Câmara Municipal de Curitiba. A terceira edição do evento tem duas lendárias bandas confirmadas os curitibanos do Blindagem, pilares do rock paranaense, e a banda Death, de Detroit (EUA), considerada uma das pioneiras do punk rock.

Também estão no line-up do Curitiba Rock Carnival 2016 revelações recentes como o The Shorts e ruído/mm, ambas de Curitiba. Pelo terceiro ano seguido e agora com um dia a mais, o evento marca o feriado de Carnaval na cidade com 21 shows. As apresentações acontecem nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro (sábado, domingo e segunda-feira), a partir das 14h e são todas gratuitas.

O evento é promovido pela Fundação Cultural de Curitiba e tem curadoria compartilhada entre Vlad Urban, JR Ferreira e Neri Melo, músicos e produtores históricos da cena independente brasileira.


ZOMBIE WALK

Outro evento é a Zombie Walk, a marcha dos zumbis que a cada ano leva mais público, de todas as idades, para desfilar pelas ruas da cidade, no domingo (7).

A concentração dos participantes acontece a partir do meio-dia na Boca Maldita, seguindo pela Rua XV de Novembro, Rua Monsenhor Celso, Praça Tiradentes, Rua Riachuelo, Praça 19 de Dezembro, Av. Cândido de Abreu e finalizando na Praça Nossa Senhora de Salete.

O Carnaval de Curitiba 2016 é uma realização da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac). O Pré-Carnaval, o Curitiba Rock Carnival e o Zombie Walk têm patrocínio da Skol e promoção da RPC TV.


PSYCHO CARNIVAL

Enquanto o Curitiba Rock Carnival abre seu palco para uma variedade maior de sonoridades, o Psycho Carnival é mais segmentado. A 17ª edição do evento, organizado de forma independente, traz um dos últimos entre os grandes nomes do psychobilly mundial que faltam na história do festival: a banda Guana Batz. Os britânicos voltam ao Brasil depois de quase 30 anos para fazer o show de encerramento do festival, que acontece de 5 a 8 de fevereiro no Jokers Pub.


BAILES NO PORTAL DO FUTURO BAIRRO NOVO

Na segunda (8) e terça-feira (9) bailes populares gratuitos movimentam o Bairro Novo, com sessões para o público infantil e adulto. A animação fica por conta da Banda Lefigaroo, no Portal do Futuro.

As matinês com baile infantil acontecem sempre entre 15 e 19 horas e terão Camarim de Maquiagem para os participantes, além de concurso de fantasia na terça-feira para crianças até os 6 anos de idade.

Os bailes adultos serão realizados sempre entre 19 e 24 horas.

Realização

O Carnaval de Curitiba 2016 é uma realização da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac). O Pré-Carnaval, o Curitiba Rock Carnival e o Zombie Walk têm patrocínio da Skol e promoção da RPC TV.

A programação do Carnaval 2016 está sujeita a alterações. Acompanhe o site da FCC (fundacaoculturaldecuritiba.com.br) para saber mais detalhes e outras atualizações.

 


Programação de Carnaval da Prefeitura de Curitiba 

Sábado (6)

14h – Curitiba Rock Carnival, no estacionamento da Câmara Municipal
18h – Desfile dos blocos e escolas de samba de Curitiba, na Marechal Deodoro, entre Barão do Rio Branco e Marechal Floriano

Domingo (7)

10h às 22h – Carnaval Gospel, no TUC
12h – Zombie Walk – concentração na Boca Maldita
14h – Curitiba Rock Carnival, no estacionamento da Câmara Municipal
15h – Apuração do desfile das escolas de samba, no Memorial de Curitiba

Segunda-feira (8)

14h – Curitiba Rock Carnival, no estacionamento da Câmara Municipal
15h às 19h – baile infantil (matinê) no Portal do Futuro Bairro Novo
19h às 21h – baile adulto no Portal do Futuro Bairro Novo

Terça-feira (9)

15h às 19h – baile infantil (matinê) no Portal do Futuro Bairro Novo
19h às 21h – baile adulto no Portal do Futuro Bairro Novo

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS