A Copa do Brasil é conhecida por ser uma competição democrática, mas, pelo formato, também se destaca por conta da emoção que gera aos torcedores. Nesta quarta-feira (18), 12 equipes buscam a classificação à terceira fase em seis partidas e entram em campo com a filosofia do “tudo ou nada”.

19h30 – Atlético-PR x Dom Bosco-MT – Arena da Baixada, Curitiba (PR)

Jogo de ida: Dom Bosco-MT 2 x 2 Atlético-PR

Para evitar qualquer possibilidade de zebra, o técnico Paulo Autuori, embora tenha falado que não deve fazer muitas alterações na equipe, não revelou a escalação do time. As principais dúvidas estão na lateral direita e no meio-campo da equipe. Expulso diante do Palmeiras na estreia do Brasileirão, Léo pode ser mantido na equipe. Outra questão é sobre a utilização de Jadson. O jogador não terá o seu empréstimo renovado com a equipe e permanece no time rubro-negro apenas até o dia 30 de junho. A situação pode fazer com que o comandante do Furacão opte por escalar o volante Hernani. No outro lado do confronto, a expectativa no Dom Bosco é fazer história em busca de uma classificação inédita. O treinador Giani Freitas poderá contar com todo elenco, sem suspensos ou lesionados. Com isso, o Azulão deve iniciar a partida contra o Furacão com a mesma escalação do jogo de ida, com Naian, o herói do empate na Arena Pantanal, no banco de reservas.

19h30 – Chapecoense x Paraná – Arena Condá, Chapecó (SC)

Jogo de ida: Paraná 2 x 1 Chapecoense 

Em situação mais confortável pelo jogo de ida, o técnico Claudinei Oliveira tem ainda mais motivos para comemorar. O meia Válber, com dores na coxa, e o atacante Robson, com tornozelo inchado, desfalcaram o time no último sábado, pela estreia da Série B, mas já foram liberados pelo departamento médico e reforçam a equipe nesta noite em Chapecó. Apenas o volante Jean será desfalque, expulso na primeira partida. O substituto será Lucas Otávio. Precisando da vitória, o técnico Lula Ferreira afirmou que quer uma Chapecoense mais ofensiva após a estreia no Brasileiro, diante do Inter. Desta forma, a tendência é que ele faça modificações no time titular.

19h30 – Vasco x CRB-AL – São Januário, Rio de Janeiro (RJ)

Jogo de ida: CRB-AL 0 x 1 Vasco

Com certa tranquilidade, por ter vencido fora, o Vasco fez mistério na véspera do confronto, fechando o treino para a imprensa. O técnico Jorginho, no entanto, deve usar força máxima na partida desta noite, já que o zagueiro Luan, desfalque nos dois últimos jogos por conta de dores na coxa direita, treinou normalmente e deve voltar a formar a dupla de zaga da equipe ao lado de Rodrigo. Os alagoanos, por outro lado, têm problemas. O zagueiro Gabriel e o volante Somália sequer viajaram para o Rio, pois ainda se recuperam de lesão. Apesar do revés no primeiro encontro, o clima no elenco regatino antes do embarque para o duelo foi de total confiança.

20h30 – Botafogo-PB x Rover-PI – Almeidão, João Pessoa (PB)

Jogo de ida: Rover-PI 0 x 1 Botafogo-PB

Precisando da vitória, o técnico Itamar Schülle terá problemas para montar o time do Botafogo-PB. O volante Val é desfalque certo, por ainda estar em fase final de tratamento após uma pancada no joelho. E o zagueiro Plínio é dúvida, por conta da lesão no pé esquerdo. No outro lado do confronto, o River tem diversas dúvidas. O zagueiro Paulo Paraíba, o meia Júnior Xuxa e o meia Esquerdinha embarcaram com a delegação ainda fazendo tratamentos por conta das dores musculares. Eles serão avaliados em João Pessoa para saber se terão ou não condições de jogo. O atacante Vanderlei saiu de campo na última partida do Galo sentindo uma pancada na coxa e também embarcou sob os cuidados do Departamento Médico.

21h45 – Bahia x América-MG – Fonte Nova, Salvador (BA)

Jogo de ida: América-MG 0 x 0 Bahia

O Bahia recebe o América-MG inspirado em um ótimo retrospecto recente contra a equipe. O Tricolor de Aço nunca perdeu para o Coelho em Salvador. Além disso, a última e única derrota do Bahia para o América Mineiro aconteceu em 2011. O técnico Doriva não deve contar com o zagueiro Gustavo, que ainda se recupera de uma lesão no joelho. O técnico Givanildo Oliveira, por sua vez, relacionou 20 atletas do América para a viagem. Os atacantes Borges e Victor Leal, machucados, ficaram fora, assim como o recém-contratado lateral Helder, que já jogou a competição pelo Juventude. A novidade da delegação é a presença de outro reforço contratado recentemente pelo clube, o atacante William Barbio.

21h45 – Flamengo x Fortaleza – Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)

Jogo de ida: Fortaleza 2 x 1 Flamengo

Pressionado por conta das dificuldades diante do Confiança-SE na primeira fase e da derrota no jogo de ida, o Flamengo entra em campo nesta quarta-feira (18) com grande necessidade de vitória. Pelo gol fora, o Rubro-Negro precisa apenas de um triunfo pelo placar simples de 1 a 0 para ficar com a classificação. Com o departamento médico vazio, o Fla deve ir a campo com força máxima. O único desfalque será o técnico Muricy Ramalho, que foi internado na tarde da última terça (17) em um hospital do Rio de Janeiro por conta de uma arritmia cardíaca. O Fortaleza também vai para o gramado com o que tem de melhor, pois o técnico Marquinhos Santos recebeu a liberação do departamento médico sobre o volante Dudu Cearense e meia Éverton.