13.9 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Semana do Idoso discute qualidade de vida e envelhecimento

A partir desta segunda-feira (25/9), a Prefeitura inicia as atividades da Semana do Idoso, eventos voltados à comunidade para a promoção do envelhecimento com qualidade de vida. Serão palestras sobre autoestima, domínio do equilíbrio, passeios, atividades físicas e apresentações culturais, que vão até o dia 3 de outubro em diversos pontos da cidade.

As ações são promovidas pela Fundação Estatal de Atenção Especializada de Saúde de Curitiba (Feaes) em parceria com as secretarias municipais da Saúde e do Esporte Lazer e Juventude, a Fundação de Assistência Social (FAS), Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Administração da Regional do Pinheirinho.

A Semana do Idoso é uma extensão do Dia Nacional do Idoso, comemorado em 1 de outubro.

Além das atividades para a comunidade, haverá eventos de capacitação e debate para profissionais da saúde, como a 1ª Jornada Interdisciplinar em Saúde do Idoso (3/10) e o 2º Simpósio de Fisioterapia da Feaes (7/10).

“Promover ações para o idoso e discutir o envelhecimento com qualidade é essencial para Curitiba, visto que é uma população que tende a crescer nas próximas décadas. Precisamos estar preparados para atender essa nova demanda”, destaca a diretora geral da Feaes, Adriana Moreira Kraft.

O envelhecimento da população é uma realidade: no Paraná, a expectativa de vida atualmente é de 76,2 anos, doze anos a mais que na década de 1980, quando a média de tempo de vida da população era de 64 anos.

A abertura oficial do evento será nesta quarta-feira (27/9), às 14h30, no auditório do Hospital do Idoso, com a apresentação do Grupo de Teatro Uva Passa.

Eva Mereci Kendrick, que integra a comissão de organização da Semana do Idoso, conta que o plano inicial era centralizar as ações no Hospital do Idoso Zilda Arns. “O contato com os demais parceiros permitiu a elaboração de um evento mais amplo. Toda a programação foi realizada em conjunto com as demais secretarias e setores envolvidos para que alcançássemos o maior número de pessoas”, explica.

O Dia Nacional do Idoso é comemorado em 1 de outubro, conforme a Lei 11.433/2006. A escolha da data é em referência ao dia em que foi promulgado o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), em 1º de outubro de 2003. Até então, a data destinada à realização e divulgação de eventos que valorizam o idoso na sociedade era 27 de setembro.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS