21.7 C
Curitiba
terça-feira, 19 março 2024

Semana dos Orgânicos divulga benefícios dos alimentos sem agrotóxicos

Os produtos orgânicos comercializados nas feiras e mercados da Prefeitura conquistam cada vez mais pessoas que buscam alimentos sem adubos químicos ou insumos geneticamente modificados. A Semana Nacional dos Orgânicos, que ocorrerá de terça-feira (30/5) a domingo (4/6), busca divulgar ainda mais os produtos sem agrotóxicos, como hortifrutigranjeiros, ovos, carnes, roupas e até cosméticos.
Dois estabelecimentos administrados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, o Mercado Municipal e a Feira Orgânica do Passeio Público, vão concentrar as ações programadas pela Prefeitura. “Nestes locais onde ocorrerão os eventos, bem como nas demais feiras orgânicas da Prefeitura, a população tem a garantia da procedência e de que os produtos são realmente orgânicos, pois passam por constante monitoramento das equipes da nossa Gerência Técnica de Controle de Qualidade”, destaca José Carlos Koneski, diretor do Departamento de Abastecimento da Secretaria, responsável pelas 13 feiras orgânicas e pelos espaços que vendem alimentos sem agrotóxicos no Mercado Municipal e no Mercado Regional Cajuru.
Além da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, a Semana Nacional de Orgânicos é organizada pela Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme). Também apoiam a programação entidades como a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Associação de Consumidores de Orgânicos do Paraná (Acopa).

Programação
Na terça-feira (30/5), a Semana Nacional dos Orgânicos terá início com a participação da Unidade Móvel da Secretaria na Feira Orgânica do Setor de Agrárias da UFPR. No local, a partir das 9h, a nutricionista Joice Ruthes ensinará a preparar sucos e também orientará sobre a correta higienização dos alimentos.
No Mercado Municipal, a programação começa na quarta-feira (31/5), com visitas guiadas pelo Setor de Orgânicos que reúne 22 boxes e bancas, com ampla oferta de produtos livres de agrotóxicos e aditivos químicos.
As visitas também ocorrerão na sexta-feira (1/6) e sábado (2/6), sempre a partir das 14h30, para grupos de 15 a 20 pessoas e com agendamento prévio.
A Semana Nacional de Orgânicos ainda terá outras atrações no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal. Na sexta-feira (2/6) e sábado (3/6), das 9h às 17 h, está programada uma exposição de marcas e produtos no próprio setor especializado.
Ainda na sexta-feira, a partir das 10h, ocorre uma oficina de Hortas em Vasos e Pequenos Espaços, em que os visitantes terão orientações, de agrônomos da Prefeitura, de como cultivar hortaliças e ervas.
Também na sexta-feira, às 11h30, haverá uma palestra com a nutricionista Eliane Tagliari sobre o Impacto do Orgânico na Saúde Hepática.

Passeio Público
No fim de semana, a programação da Semana Nacional de Orgânicos fica ainda mais intensa e também se estende para a Feira Orgânica do Passeio Público.
No Setor de Orgânicos do Mercado Municipal, no sábado (3/6), das 8h às 12h30, estão previstas exposições e oficinas.
Já na Feira Orgânica do Passeio Público haverá, no sábado (3/6), passeios guiados, a partir das 9h30, e uma oficina de Horta Caseira, às 10h30, com o “mago jardineiro” Ademar da Silva Brasileiro, bem como um workshop/degustação de alimentos orgânicos preparados pela chef Amanda Marfil, às 11h30.
A ação vai terminar no domingo (4/6), com visitas guiadas a propriedades orgânicas da Grande Curitiba e ao Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), com saída a partir das 7h30, do Mercado Municipal.
Para esse passeio, que custa R$ 70, as inscrições deverão ser feitas no sábado na Feira Orgânica do Passeio Público. No máximo, 25 pessoas poderão participar.

Semana Nacional de Orgânicos da Prefeitura
Terça-feira (30/5)
Das 9h às 11h – Workshop sobre sucos e palestra sobre Alimentação e Higienização de Alimentos pela nutricionista da Unidade Móvel da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento
Local: Feira Orgânica do Setor de Agrárias da UFPR, na Rua dos Funcionários, 1.540, no Cabral.

Quarta-feira (31/05)
14h30 – Visita guiada para grupos de até 20 pessoas no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal. Agendamento prévio deve ser feito nos telefones 3350-3857 e 3350-3815.

Quinta-feira (1/6)
14h30 – Visita guiada para grupos de até 20 pessoas no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal. Agendamento prévio deve ser feito nos telefones 3350-3857 e 3350-3815.

Sexta-feira (2/6)
9h às 17h – Exposição de marcas e produtos no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal.
10h – Exposição e oficina sobre Hortas em Vasos e Pequenos Espaços por agrônomos da Unidade de Agricultura Urbana da Secretaria no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal.
11h30 – Palestra com a nutricionista Eliane Tagliari sobre o Impacto do Orgânico na Saúde Hepática no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal.
14h30 – Visita guiada para grupos de até 20 pessoas no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal. Agendamento prévio deve ser feito nos telefones 3350-3857 e 3350-3815.

Sábado (3/6)
Mercado Municipal
9h às 17h – Exposição de marcas e produtos no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal.
8h às 18h – Exposição e oficina sobre Hortas em Vasos e Pequenos Espaços por agrônomos da Unidade de Agricultura Urbana da Secretaria no Setor de Orgânicos.
10h – Oficina de Micro Jardinagem com Iracema Bernardes
10h45 – Workshop sobe Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) com a nutricionista Daniele Dominoni
11h30 – Workshop sobre Aproveitamento Integral de Alimentos
12h30 – Workshop sobre Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) com José Marcos Antillon Hernandez.

Feira Orgânica do Passeio Público
9h30 – Visita guiada para no máximo 10 pessoas. Agendamento prévio deve ser feito nos telefones 3350-3857 e 3350-3815.
10h30 – Oficina Horta Caseira com o “mago jardineiro” Ademar da Silva Brasileiro e apoio da Unidade Móvel da Secretaria.
11h30 – Workshop e degustação na banca da chef Amanda Marfil.

Domingo (4/6)
Passeio orgânico com saída do Mercado Municipal
7h30 às 18h – Visita a propriedades orgânicas da Grande Curitiba e ao Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA).
Embarque para saída: entrada do Setor de Orgânico na Rua da Paz.
Inscrições: no máximo 25 pessoas e devem ser feitas na Feira do Passeio Público, na banca da Acopa, no sábado (3/6), das 9h às 12h.
Valor do passeio: R$ 70 (inclui transporte, almoço e lanche).

 

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 114 | JANEIRO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS