13.9 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Sinal analógico começa a ser desligado no Paraná; tire suas dúvidas sobre as mudanças

O sinal analógico de televisão começou a ser desligado nesta quarta-feira (31) em 27 cidades do Paraná, incluindo a capital, Curitiba. Com a interrupção, cerca de 3,8 milhões de pessoas poderão assistir TV com som e imagens de qualidade digital. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 91% das casas desses municípios contam já estão aptas a receber o novo sinal.

Confira abaixo as principais perguntas e respostas sobre o desligamento do sinal analógico e saiba o que é preciso para receber o novo sinal.  

 

[ads1]

 

O que muda com o desligamento do sinal analógico? 

Todos os canais abertos de televisão passarão a transmitir a programação exclusivamente pelo sinal digital, ou seja, com imagem e som muito superiores, como os de cinema. O desligamento também irá liberar a faixa de 700MHz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida por todo o País.  

Quando o sinal será desligado na minha cidade?  

Até dezembro de 2018, mais de 1,3 mil cidades do Brasil terão o sinal analógico de TV desligado. Para saber quando isso irá ocorrer na sua cidade, basta acessar o site sejadigital.com.br  

O que fazer para não ficar sem TV? 

Se a sua TV já for digital, basta ajustar a antena para ela receber o sinal. Caso seja uma televisão antiga, você pode comprar um conversor para continuar assistindo aos canais com a nova qualidade. Para famílias de baixa renda, que recebem benefícios dos programas sociais do Governo, é disponibilizado o kit gratuito, composto por uma antena UHF e um conversor.  

Como receber um kit de graça?  

Para isso você precisa acessar o site e informar o seu NIS (Número de Identificação Social) ou CPF. Se a distribuição já tiver começado em sua região e seu nome estiver na lista, basta fazer o agendamento para retirá-lo. 

Qual antena usar?  

A única antena que capta o sinal digital é a UHF. Ela deve ser instalada, de preferência, na área externa da casa, no telhado.  

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS