13.9 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Sine oferece mais de 26 mil vagas de emprego

Mais de 26 mil vagas de emprego estão abertas em todo o País no Sistema Nacional de Emprego (Sine). Em 2017, já foram ofertadas 67 mil oportunidades de trabalho pelo sistema. Desse total, 13 mil foram preenchidos por intermédio do Ministério do Trabalho.

A atividade campeã em oferta de emprego no Sine é alimentador de linha de produção: neste ano, foram cadastradas 3.556 vagas para essa função. Outra atividade com grande número de oportunidades é a de operador de telemarketing receptivo. Nesta área foram 1.248 vagas abertas. Em terceiro no ranking de maior empregabilidade está a de vendedor de comércio varejista, com 973 postos.

“O Sine é o maior sistema de intermediação de mão de obra do Brasil. Promove o encontro entre trabalhador e empregador de forma gratuita. Pessoas a partir dos 14 anos podem se cadastrar no sistema, independentemente da escolaridade. Temos uma rede forte para atendimento presencial e pelo site Emprega Brasil para mais comodidade dos nossos usuários”, explica o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

Segundo a técnica da Coordenação do Sine Maria Fátima Lopes Valente, há uma variação grande na oferta de vagas. “Esses números variam muito, diariamente, conforme as vagas são ocupadas e abertas. Hoje, por exemplo, o registro mostra 26.315 oportunidades disponíveis”, destaca.

Passo a Passo

As duas formas do trabalhador e do empregador terem acesso ao maior banco de dados de emprego gratuito do País são nos postos de atendimentos do Sine ou via internet pelo site Emprega Brasil.

Para acessar o Sine na internet, entre no Portal Emprega Brasil e clique em “Cadastrar”. Informe seus dados pessoais: CPF, Nome, Data de Nascimento, Nome da Mãe, Estado de Nascimento; Se for nascido no exterior, selecione “Não sou brasileiro”.

Essas informações são validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Caso estejam corretas, o trabalhador é direcionado para responder a um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral.

É preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas. Após isso, o trabalhador recebe uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso. Caso tenha dificuldade em responder às perguntas, é necessário aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 para auxílio.

Com esse código de acesso, é possível acessar o Portal Emprega Brasil. Diante de qualquer dificuldade no site, a orientação é procurar um posto do Sine mais próximo.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS